Em rebranding, David busca unir passado e presente
Nova identidade visual da rede de agências, que completa dez anos, homenageia funcionários ao mesmo tempo em que mantém inspiração em David Ogilvy
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Isabella Lessa
1 de novembro de 2022 - 15h00
No ano em que completa dez anos, a David lança uma nova identidade visual que busca honrar e comemorar o passado da agência, ao mesmo tempo em que homenageia os profissionais que lá trabalham.
Até então, a identidade visual da empresa era o rosto de David Ogilvy fumando cachimbo. No projeto atual, a figura do publicitário — que fundou a Ogilvy e inspirou o lançamento da David — permanece: diferença é que o D traz a imagem do publicitário ao centro, mas cada funcionário pode estilizar o logo com a própria imagem.
A ideia é destacar duas coisas: o fato de que a agência é construída por um time e, além disso, reforçar a cultura do “primeiro nome”, que passa pela intimidade entre os funcionários e para com os clientes.
“Chamamos isso de ‘brutal intimacy’. Todo mundo na agência está aqui para botar coisa na rua e isso só é possível com muita intimidade. É preciso conhecer muito o outro para ter ideias corajosas”, comenta Sylvia Panico, COO global da David.
Além disso, tipografia secundária utilizada pela rede acaba de ser substituída pela HW Cigars. “Uma agência que tem ideias ‘bold’ não poderia ter uma fonte fininha”, diz a COO. Além de assinaturas de e-mail, redes sociais e anúncios, os escritórios – atualmente são seis – foram reformados de acordo com a nova identidade visual e para abarcar o modelo híbrido.
Saulo Rocha, CCO da David Madri, afirma que a agência nasceu de um personagem fundamental para a história da publicidade e que existe, portanto, uma história a ser respeitada. “Temos que comemorar nosso passado, há uma certa elegância nessa nova identidade visual. Mas é preciso não perder de vista o que somos hoje”, explica.
O diretor de arte sênior da David Madri, Pedro Gabbay, acrescenta que a ruptura trazida por David Ogilvy é uma inspiração atemporal. O projeto visual quis revisitar esse universo do classicismo dos anos 60, mas dando um passo além para dizer que a figura humana do logo é mais do que um homem, é uma agência formada por pessoas de diversas origens que fazem com que a empresa continue caminhando.
“Muitas vezes o processo criativo começa com uma referência visual, com uma narrativa estética, mas este começou com o pensamento sobre um logo. Nunca vamos deixar de lado a figura aspiracional de David Ogilvy, mas nesse espaço todo mundo pode ter seu lugar e ser representado”, diz Pedro.
Fundada por Fernando Musa, CEO do Grupo Ogilvy Brasil, ao lado de Anselmo Ramos e Gastón Bigio (que hoje estão à frente da independente Gut), a David começou com escritórios em São Paulo e Buenos Aires. Posteriormente, em 2014, ganhou uma operação em Miami.
Em 2019, Pancho Cassis se tornou sócio de Musa e assumiu a estreia da empresa no mercado europeu com um escritório em Madri. Na sequência, em 2021, veio o escritório em Bogotá e, em abril deste ano, o de Nova York. Hoje, a rede de agências é formada por 400 pessoas de 30 nacionalidades diferentes.
A nova identidade visual também relembra, em um vídeo, os melhores momentos dos dez anos de David. Algumas das campanhas mais premiadas da agência, como “Manboobs”, para Macma e “Moldy Whopper”, para Burger King, são relembradas no filme. Ao longo da última década, os seis escritórios conquistaram 193 Leões, sendo 53 Grand Prix. Assista ao vídeo:
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