Governo de Lula gastou R$ 1,6 bi em mídia
No último ano do mandato de Lula houve queda de 7,8% em relação ao consolidado do ano anterior
No último ano do mandato de Lula houve queda de 7,8% em relação ao consolidado do ano anterior
Alexandre Zaghi Lemos
19 de abril de 2011 - 2h02
O Governo Federal investiu R$ 1.628.920.472,63 em compra de mídia em 2010, último ano do governo Lula. O valor é 7,8% menor que o destinado a atividade em 2009: R$ 1.767.428.692,39, em valores corrigidos pelo IGPM-FGV – mantido, assim, como recorde histórico desde que o levantamento começou a ser feito, no ano 2000.
Os valores levam em conta as cópias de pedidos de inserção (PIs) monitoradas pelo IAP – Instituto para Acompanhamento da Publicidade. Foram atualizados pela última vez no dia 31 de março e estão sendo divulgados nesta terça-feira, 19, pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Estão incluídos na conta todos os órgãos da administração direta e todas as empresas estatais. Não entram no cálculo os investimentos em publicidade legal, produção e patrocínio.
A verba federal de 2010 foi assim dividida entre os meios de comunicação: 63,8% para a televisão (aberta e paga); 8,8% para os jornais; 8,7% para as rádios; 7,8% para as revistas; 5,9% para a mídia exterior; 3,7% para a internet; 0,6% para veiculações em salas de cinema; e 0,5% para outdoors. A verba de mídia exterior inclui backlight, barco de som, carro de som, frontlight, mobiliário urbano, painéis, placas, relógios, TV em aeroporto, TV de bordo, TV em metrô, TV em edifícios, TV em shoppings e TV em elevadores, entre outros.
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