Havas conclui transição de Pão de Açúcar
Agência aproveita parte da equipe da house PA, chega a 500 funcionários e prepara mudança para nova sede
Agência aproveita parte da equipe da house PA, chega a 500 funcionários e prepara mudança para nova sede
Felipe Turlao
20 de maio de 2014 - 8h30
Nos últimos três meses, a Havas conduziu um processo de transição do atendimento da conta de varejo supermercadistas do Grupo Pão de Açúcar.
Conquistada na concorrência mais polêmica de 2013, finalizada somente em fevereiro deste ano, a verba será a maior da agência, e inclui o atendimento às bandeiras Pão de Açúcar e Extra e marcas próprias Taeq, Qualitá e Club des Sommeliers.
Nesse período de adaptação, os funcionários da PA foram demitidos pelo GPA e parte deles contratada pela Havas. “Posso dizer que mais de 50% deles foram contatados e uma boa parte aceitou a nossa proposta. Os heads saíram, porque essas funções já existem dentro da Havas”, afirma o CEO do escritório paulista da agência, Mauricio Kato.
Entre os líderes da PA não contratados pela Havas estão Marcelo Prista, hoje diretor de criação da Africa, e Fabiane Vasconcellos, André Ursulino e Ivan Rysovas, que comandavam as equipes de planejamento, digital e mídia da house. Na Havas, as três áreas são dirigidas, respectivamente, pelos vice-presidentes Tales Bahu, Bronson Smithson, Fabio Freitas e Luis Padilha. Dos seis diretores de criação da PA apenas dois foram mantidos pela Havas: Mariana Cassandra e Paula Junqueira.
Kato informa que o efetivo da Havas está próximo de 500 funcionários, sendo 200 dedicados às contas do GPA, que se tornou o maior cliente da operação brasileira, à frente de Reckitt Benckiser e Citroën, entre outros.
Até meados do ano passado, antes de a concorrência ser aberta pelo anunciante, a PA tinha cerca de 250 funcionários. “A equipe atual está adequada às necessidades do trabalho”, assegura o CEO da Havas.
Segundo Kato, os meses de transição foram dedicados à integração de culturas dos funcionários remanescentes da PA com os novos contratados e os líderes da Havas. “Aproveitamos para que eles nos ensinassem mais sobre o histórico das marcas. E nós os ajudarmos no processo de levar a comunicação do anunciante a uma evolução.”
Nesse momento, 100% das campanhas já são da Havas, que prepara para breve um novo posicionamento institucional para o Pão de Açúcar. “Reconhecemos que o trabalho da PA era muito bom. Por isso, temos de ter a humildade de seguir a mesma filosofia. Futuramente, claro, poderemos acrescentar novos componentes”, analisa Kato.
Os profissionais da Havas dedicados à conta ainda trabalham no mesmo espaço ocupado pela PA, na avenida Paulista, mas a nova agência já prepara a unificação com a sua equipe que atua em sua sede, hoje localizada no bairro paulistano do Itaim Bibi. A nova sede para os 500 funcionários será no Shopping Cidade Jardim. “Queremos deixar claro que a operação de Pão de Açúcar é parte integral da agência”, frisa Kato.
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