Havas terá liderança única no Brasil
Ricardo Monteiro será country manager, com responsabilidade sobre Havas e Z+
Ricardo Monteiro será country manager, com responsabilidade sobre Havas e Z+
Felipe Turlao
13 de junho de 2013 - 8h49
O grupo Havas decide aplicar ao Brasil o conceito Havas Village, uma filosofia global de trabalho adotada em 2012 e que reflete na junção de disciplinas e agências sob a mesma liderança.
O reflexo mais importante é a nomeação do português Ricardo Monteiro como country manager da holding, função na qual ele passa a liderar todas as agências da empresa no País, incluindo as da rede Havas Worldwide, da qual ele continua presidente, e as da rede HVS, bem como da micro operação Arnold. Outros executivos-chave da holding no Brasil passam a ser Diego Alonso, CFO do braço Havas e que passa a acumular o mesmo cargo na holding, e Douglas Patrício que, subordinado a Monteiro, será CEO do grupo HVS. Ele era, até então, vice-presidente do braço Havas.
A mudança quebra um paradigma das duas principais redes do grupo, HVS e Havas, que sempre tiveram lideranças independentes. Embora continuem com gestão independente, os dois lados responderão ao mesmo executivo. A somatória da holding no Brasil tem 450 funcionários e cerca de 100 clientes.
A novidade ajuda a explicar a saída recente de Ricardo Reis e André Zimmermann do comando do braço HVS.
Questão de tempo
Com a oficialização da vinda do conceito Havas Village ao Brasil, o sexto maior grupo da publicidade mundial leva a cabo um plano revelado com exclusividade ao Meio&Mensagem em julho do ano passado por Jacqués Séguéla, vice-presidente e diretor global de criação do grupo. O conceito de Havas Village começou sendo aplicado na França, mas o executivo já adiantava que a chegada dele ao Brasil seria questão de tempo.
Enquanto no País a estrutura aproxima duas agências antes desconectadas, no Velho Continente, o principal reflexo foi a criação de uma “cidade da comunicação”, que reúne em apenas um prédio cerca de 2,2 mil pessoas todas as empresas do Havas na França. Não se sabe ainda se o modelo de integração total chegará ao Brasil, colocando Havas e HVS sob o mesmo teto.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público