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Comunicação

Limo Inc lança plataforma Co Lab

Projeto de pesquisas colaborativas capacitará não especialistas para realizar estudos de mercado na América Latina


8 de janeiro de 2013 - 8h10

Há cinco anos no mercado, a Limo Inc desenvolveu trabalhos importantes de consultoria de planejamento para anunciantes como Grupo O Boticário, Nike, Rede Globo e Ambev. Neste início de ano, a CEO Laura Chiavone lança um movimento que deve mexer significativamente com seus negócios: uma plataforma de pesquisa colaborativa chamada Co Lab, que passa a se estruturar como uma unidade de negócios independente dentro da empresa.

O objetivo é usar uma base de pesquisadores não especializados nesta função — mas profundamente conhecedores de suas regiões e dos hábitos de consumo — a fim de conseguir realizar levantamentos que sirvam de análises de mercado para anunciantes de diferentes segmentos de atuação. Para viabilizar o projeto, a Limo está se baseando na It’s noon, misto de rede social e plataforma de negócios colaborativos que possibilita a realização de projetos coletivamente, remunerando os participantes. “É um modelo que nos permite fazer projetos de qualquer tamanho, inclusive os menores e mais ágeis”, afirma Laura. “Fizemos muitos projetos grandes nos últimos anos e isso criou uma ideia errada de que não podemos fazer outros mais simples.”

A base atual de pesquisadores contempla 24 cidades da região Nordeste. A intenção é que até julho mais seis cidades brasileiras sejam incluídas e, até dezembro, o Co Lab contemple 120 cidades da América Latina e disponha de 500 pesquisadores. Para manter o fluxo de colaboradores, a Limo irá remunerá-los ou dar recompensas via It’s noon. “É uma forma mais democrática de pensar o negócio”, avalia Laura.

O primeiro projeto já está em andamento. Trata-se de um grande estudo para a Mondeléz International (novo nome da Kraft Foods) numa das oito áreas de estudo que a plataforma abordará: alimentação, beleza, cultura, moda, saúde, tecnologia, trabalho e empreendedorismo. “Estou trabalhando para que a Limo seja cada vez menos ‘da Laura’ e tenha mais ativos próprios”, define a CEO.

No final do ano passado, a então diretora-geral Ana Paula Kuroki deixou a sociedade da Limo, que agora segue tendo Laura como única acionista. A agência foi inaugurada em maio de 2007 e tinha Ana Paula como sócia desde o início de 2010.

Transformação sociocultural
Em paralelo ao lançamento da Co Lab, a Limo está desenvolvendo o projeto Trip Código Brasil, em parceria com a Editora Trip. A intenção é mapear movimentos socioculturais que estejam transformando o Brasil. Para dar conta da tarefa, as empresas escolheram jornalistas, fotógrafos e planejadores que irão percorrer e documentar essas transformações em seis cidades brasileiras.

De acordo com Laura Chiavone, CEO da Limo Inc, a intenção é analisar o terceiro momento da evolução econômica do País. “Se primeiro tivemos um aumento no poder de consumo, o passo seguinte foi dado em relação à busca por educação e cultura. O próximo é o surgimento de movimentos ligados à identidade e cidadania”, explica Laura. O projeto será explorado pela Trip em suas publicações e comercializado entre anunciantes interessados a se associar à temática abordada pelo estudo.

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