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Comunicação

Novos co-CEOs da Havas Creative, Gal e Erh focam em lógica digital

O CEO global da rede Andrew Benett esteve no Brasil para oficializar a posição da dupla e ressaltou importância do trabalho colaborativo


10 de maio de 2016 - 12h09

havas

Erh Ray, Andrew Benett e Gal Barradas: lógica digital e colaborativa para integrar as agências do grupo Havas

Conforme antecipado pelo Meio & Mensagem na semana passada, Gal Barradas e Erh Ray assumem a copresidência do Havas Creative Group no Brasil. A dupla passa, então, a ser responsável pelas agências Havas Worldwide e Havas Worldwide Digital, permanecendo como sócios e co-CEOs da BETC São Paulo, fundada no início de 2014.

Andrew Benett, CEO global da Havas Worldwide e do Havas Creative Group, oficializou a novidade em visita ao País na semana passada. “Às vezes, a solução está bem à sua frente. O Erh e a Gal têm feito um trabalho incrível e, por isso, achamos importante alinhar a liderança de nossas agências, com essa dupla à frente”, afirma. Sob a nova configuração, a Havas Worldwide segue com Maurício Kato como CEO em São Paulo e Vivian Ferraz no mesmo posto no Rio de Janeiro. Armando Strozenberg permanece como chairman. O escritório local da Havas Life, que também integra o Havas Creative Group, continua se reportando diretamente à sede da rede focada em saúde e bem-estar, em Nova York.

Também pertence à “família” Havas Creative Group a rede Arnold, que tem vigor criativo e de negócios em outros mercados, como os Estados Unidos, e já ensaiou chegada ao Brasil em outros momentos. Segundo Benett, “tecnicamente” a Arnold já está no País, mas, na verdade, algumas contas globais da rede são atendidas localmente pela Havas Wolrdwide (leia mais no Jogo Rápido desta página). A holding francesa Havas tem ainda outro grupo de empresas, dominado internacionalmente pelas agências de mí- dia. No Brasil, o Havas Media controla Havas Sports & Entertainment, Affiperf (mí- dia programática) e Z+ (agência de TIM e Hyundai), e é comandado pelo CEO Douglas Patricio, que passa a acumular também a função de diretor executivo da Havas Worldwide na América Latina. Com as novas responsabilidades atribuídas a Patricio, Gal Barradas e Erh Ray, o grupo resolve a sucessão na América Latina do português Ricardo Monteiro, presidente global da Havas Worldwide e CEO da rede na região ibero-americana, que deixará a empresa no fim do ano.

A dupla começou a parceria com o lançamento da rede francesa BETC em São Paulo, e pretende transformar o escritório paulistano em uma das maiores agências do País dentro de cinco anos. Erh conta que as conversas com Andrew Benett já aconteciam há algum tempo, mas era preciso esperar o momento certo, até que a BETC estivesse mais amadurecida. “Depois de conquistar a conta da Peugeot, sentimos que podemos seguir em frente e abraçar essa missão.” A chegada da marca automobilística em dezembro de 2015 foi a conquista mais importante no País até agora da BETC, que também atende Parmalat, Sephora, Shopping Cidade Jardim, Danone Early Life Nutrition, Catarina Fashion Outlet e Dzarm. Já na Havas Worldwide, as principais contas são Grupo Pão de Açúcar (bandeiras Pão de Açúcar e Extra), Reckitt Benckiser e Citroën.

No comando do Havas Creative, a dupla terá a missão de reforçar o caráter colaborativo entre as agências da rede. “Manteremos as marcas e empresas separadas, porém com uma visão unificada que seja capaz de supervisionar o portfólio de nossas marcas no Brasil”, declara Benett. De acordo com Gal, esse fator tem permeado os processos da BETC e será amplifica do a partir de agora. “Quando começamos a trabalhar para a Parmalat, por exemplo, fizemos um lounge para um grande evento da marca com pouco budget. Contamos com áreas distintas da Havas, como design e promoção, para conseguir entregar esse trabalho. Isso é colaboração. Queremos ser uma comunidade que respeita os limites dos clientes, mas sabendo que podemos contar com expertises específicas. A BETC declara-se como uma colmeia de competências. Esse é o mindset que temos de ter como copresidentes”, explica Gal.

Além disso, Erh e Gal pretendem dar continuidade ao que chamam de lógica digital de trabalho, que vai além das plataformas para pensar no comportamento das pessoas. “As ferramentas tradicionais de marketing não são mais suficientes, estamos mais próximos da antropologia e da sociologia para poder compreender as múltiplas personas que são cada consumidor. E as plataformas digitais são muito boas para entender como as pessoas vivem e obter insights para criar soluções de comunicação, produtos e serviços”, analisa Gal. E é com essa estratégia que a dupla espera atravessar o difícil cenário econômico e fazer com que os negócios prosperem. “Em um momento como esse, os clientes querem novas saídas e menos discursos”, finaliza Erh.


A íntegra desta matéria foi publicada na edição 1709 do Meio & Mensagem, de 9 de maio, disponível exclusivamente para assinantes nas versões impressa e para tablets Android e iOS.

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