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Comunicação

Ogilvy lança livro sobre sua história

Luiz Cama e Pedro Cavalcanti retratam os 80 anos da agência


12 de dezembro de 2013 - 12h32

A Ogilvy & Matter Brasil lançou nesta quinta-feira, 12, o livro comemorativo “Não conformistas, Dissidentes e Rebeldes” escrito pelo jornalista Pedro Cavalcanti e Luiz Cama, vice-presidente corporativo da Ogilvy. A edição retrata os 80 anos da agência que foi fundada como Standard, em 1933, por Cícero Leurenroth e vendida para a rede Ogilvy em 1969. O levantamento histórico feito por Cama descreve um pouco da história da propaganda brasileira nestes 80 anos.

A pesquisa do material aconteceu durante dois anos, período em que Luiz Cama mergulhou  nos arquivos da Biblioteca Nacional, Centro de Documentação da ESPM; além de colher entrevistas e depoimentos. Cama que é profissional de planejamento, está há 46 anos na agência e conviveu com David Ogilvy, fundador da rede.

Entre as histórias que vivenciou está a venda da Standard para a Ogilvy. “Apesar de Cícero Leurenroth querer vender a agência para Ogilvy, o departamento financeiro não foi amigável e por isso a Young & Rubicam fez uma proposta que foi aceita por Leurenroth. No entanto, horas antes de assinar o acordo em Nova York, David Ogilvy intercedeu diretamente e a compra foi fechada pela Ogilvy”, conta.

Chama a atenção na história da agência, o fato de que apenas quatro pessoas ocuparam o posto de presidente na empresa nestes 80 anos, o que segundo Sérgio Amado, atual presidente, significa comprometimento e estabilidade daqueles que decidiram abraçar o projeto da Ogilvy. Além de Cícero Leuenroth, passaram pela cadeira da presidência Flávio Correa (Faveco), Ronald Assumpção e Sérgio Amado.

Entre as curiosidades descritas no livro está a criação do Dia das Mães e Dia dos namorados no País, a segunda e a terceira melhores datas para o comércio respectivamente. Também foi da Ogilvy a ideia da campanha “Clube Shell Caminhoneiro”.

Sérgio Amado acredita que material coroa o bom momento que a agência está vivendo depois de ter sido escolhida como Agência do Ano no Festival de Criatividade de Cannes; além de ter faturado o Caboré de Agência na semana passada. Para ele as conquistas são resultado de um planejamento estratégico que a Ogilvy fez na época da contratação de Anselmo Ramos, vice-presidente de criação, em 2006. “Estávamos cansados de sermos lembrados pelo nosso planejamento e queríamos ser a agência mais criativa e com melhores resultados”, explica. De lá para cá praticamente toda a equipe criativa foi trocada e o digital foi incorporado a todas as campanhas da agência.

Em 2009 a agência decidiu aplicar os ensinamentos de David Ogilvy, o fundador, com o conceito “Being More David”. Segundo Anselmo Ramos, vice-presidente de criação, a ação institucional para questionar a qualidade dos trabalhos gerou uma quebra de paradigmas. “Aplicamos os ensinamentos em nosso dia a dia e assim como David dizia, passamos a ser divinamente descontentes”, ressalta.

Segundo Amado, a Ogilvy Brasil é a única das agências da rede que foi condecorada com Agência do Ano em Cannes. “Nossa excelência criativa é respeitada no mundo todo. Somos hub para clientes globais como Coca-Cola”, conta.

Os três mil exemplares do livro de 250 páginas não serão comercializados. Eles serão distribuídos para os funcionários e doados para bibliotecas públicas, escolas e universidades públicas 

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