Rede BBDO faz cortes significativos
Uma semana após anunciar planos para ampliar escritório brasileiro, empresa reduz operação dos EUA
Uma semana após anunciar planos para ampliar escritório brasileiro, empresa reduz operação dos EUA
Meio & Mensagem
17 de maio de 2013 - 9h06
A perda de um cliente importante e redução de investimentos de outros ocasiona em uma grande redução na folha salarial da BBDO nos Estados Unidos,segundo reportagem do Advertising Age.
Coincidentemente, a BBDO anunciou na semana passada planos de expandir o escritório brasileiro, na rota do sucesso da AlmapBBDO, em uma estratégia que envolveria inclusive aquisições de empresas, segundo o CEO global da rede Andrew Robertson.
Há algumas semanas, o escritório norte-americano da rede perdeu a conta de Gillette, da P&G, após uma relação de aproximadamente 80 anos. A verba migrou para a Grey, do WPP. A redução do número de funcionários chegou a 10% do total da operação norte-americana e afetou diversos setores. A principal liderança da agência nos Estados Unidos é David Lubars.
Pertencente ao grupo Omnicom, a rede BBDO não é a única a sofrer com cortes. A Goodby, Silverstein & Partners, de Jeff Goodby, também deverá ter uma perda significativa, com até 100 funcionários. Neste caso, a perda está diretamente ligada à saída da conta de Chevrolet. O anunciante havia apostado na criação da Commonwealth, uma joint venture que uniu funcionários da McCann e da Goodby. Com a saída do CMO Joel Ewanick, a General Motors, dona da marca automobilística, decidiu concentrar a verba apenas na McCann. A cerca de 200 funcionários da Goodby qua atendiam a conta foi oferecida a opção de mudança para a McCann.
A agência, que tem sede em San Francisco, também perdeu recentemente a conta de Nintendo e viu alguns clientes importantes cortarem investimentos.
Vale lembrar que a BBDO é muito maior que a Goodby – segundo dados do AdAge, tem quase nove vezes o tamanho da companheira de holding, com receitas de US$ 1,5 bilhão em 2012, contra US$ 170 milhões.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público