V Congresso: Abap elege cinco prioridades
Entre as dezenas de conclusões apresentadas no evento, em maio, entidade investe nas de implementação mais rápida
Entre as dezenas de conclusões apresentadas no evento, em maio, entidade investe nas de implementação mais rápida
Alexandre Zaghi Lemos
26 de outubro de 2012 - 10h00
Ao lançar o livro com os anais do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, nesta quinta-feira 25, em São Paulo, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) anunciou que cinco resoluções, entre as dezenas de conclusões e recomendações apresentadas no evento realizado em maio, terão tratamento prioritário.
“Selecionamos aquelas que permitiam uma implementação mais rápida”, informa Orlando Marques, CEO da Publicis, que é o presidente do Comitê de Continuidade e Implementação (CCI), criado pela Abap para dar seguimento às decisões aprovadas no V Congresso.
O livro foi lançado com discursos de Luiz Lara, presidente do V Congresso e da Abap, e Dalton Pastore, presidente do Fórum Permanente da Indústria da Comunicação (ForCom), que congrega as 37 entidades organizadoras do V Congresso.
As cinco propostas que serão tratadas como prioritárias são:
-A criação no Cenp de um sistema de depósito de tabelas de preços de veículos, especialmente para que não haja discrepância entre os valores praticados com anunciantes públicos e privados. Proposta apresentada no V Congresso na comissão “As novas tecnologias e as novas fronteiras da mídia” e que, segundo Marques, deve estar implementada já no início de 2013.
-Encaminhamento ao Ministério da Educação de solicitação para flexibilização de conteúdos disciplinares, currículos e a contratação de profissionais do mercado como professores em regime especial nas escolas superiores de publicidade. A recomendação feita em maio pela comissão “O futuro da profissão”, está sendo transformada em documento pela ESPM.
-Elaboração de um manual de melhores práticas para o relacionamento entre anunciantes, agências e fornecedores do mercado de produção, contendo modelos de contratos a serem adotados como padrão pelas partes, com as devidas adaptações necessárias aos mercados regionais. A implementação da proposta, discutida na comissão “Propriedade intelectual, legislação e ética” vem sendo coordenada pelo advogado Paulo Gomes.
-Aprovação do Projeto de Lei 4060, apresentado na Câmara dos Deputados com regras para a comunicação comercial dirigida via internet, após discussões na comissão “Comunicação one-to-one: personalização versus privacidade”. O objetivo é que a criação e implementação de um conselho de auto-regulamentação defina parâmetros éticos para tratamento de dados que poderão ser utilizados para a comunicação personalizada ou marketing direto, contraponto proposta de restrições à atividade que vem sendo preparada pelo Ministério da Justiça. Presente ao evento desta quinta-feira 25, o deputado federal Milton Monti (PR-SP), líder da Frente Parlamentar da Comunicação Social e responsável pela apresentação do Projeto de Lei, em junho, disse acreditar que as discussões sobre o tema no Congresso Nacional devem ganhar mais velocidade no início do ano que vem. “O Ministério da Justiça prepara um projeto altamente restritivo para a comunicação via internet. É importante que todas as entidades vinculadas ao tema estejam atentas para que essa tramitação possa acontecer dentro dos preceitos fundamentais estabelecidos na nossa proposta e longe dos planejados pelo Ministério da Justiça.
-Endosso e recomendação como refência para o mercado dos Indicadores de Sustentabilidade para a Indústria da Comunicação, elaborados por Abap e ESPM, com a indicação de que as empresas fixem metas mensuráveis para nortear sua evolução. A resolução da comissão “Sustentabilidade e comunicação” ganhou prosseguimento com Marcelo Diniz, consultor da Abap, que está coordenando o trabalho de envio de um comunicado às agências filiadas a entidade, explicando de forma didática como podem implementar os Indicadores.
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