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Comunicação

V Congresso: Abap elege cinco prioridades

Entre as dezenas de conclusões apresentadas no evento, em maio, entidade investe nas de implementação mais rápida


26 de outubro de 2012 - 10h00

Ao lançar o livro com os anais do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, nesta quinta-feira 25, em São Paulo, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) anunciou que cinco resoluções, entre as dezenas de conclusões e recomendações apresentadas no evento realizado em maio, terão tratamento prioritário.

“Selecionamos aquelas que permitiam uma implementação mais rápida”, informa Orlando Marques, CEO da Publicis, que é o presidente do Comitê de Continuidade e Implementação (CCI), criado pela Abap para dar seguimento às decisões aprovadas no V Congresso.

O livro foi lançado com discursos de Luiz Lara, presidente do V Congresso e da Abap, e Dalton Pastore, presidente do Fórum Permanente da Indústria da Comunicação (ForCom), que congrega as 37 entidades organizadoras do V Congresso.

As cinco propostas que serão tratadas como prioritárias são:

-A criação no Cenp de um sistema de depósito de tabelas de preços de veículos, especialmente para que não haja discrepância entre os valores praticados com anunciantes públicos e privados. Proposta apresentada no V Congresso na comissão “As novas tecnologias e as novas fronteiras da mídia” e que, segundo Marques, deve estar implementada já no início de 2013.

-Encaminhamento ao Ministério da Educação de solicitação para flexibilização de conteúdos disciplinares, currículos e a contratação de profissionais do mercado como professores em regime especial nas escolas superiores de publicidade. A recomendação feita em maio pela comissão “O futuro da profissão”, está sendo transformada em documento pela ESPM.

-Elaboração de um manual de melhores práticas para o relacionamento entre anunciantes, agências e fornecedores do mercado de produção, contendo modelos de contratos a serem adotados como padrão pelas partes, com as devidas adaptações necessárias aos mercados regionais. A implementação da proposta, discutida na comissão “Propriedade intelectual, legislação e ética” vem sendo coordenada pelo advogado Paulo Gomes.

-Aprovação do Projeto de Lei 4060, apresentado na Câmara dos Deputados com regras para a comunicação comercial dirigida via internet, após discussões na comissão “Comunicação one-to-one: personalização versus privacidade”. O objetivo é que a criação e implementação de um conselho de auto-regulamentação defina parâmetros éticos para tratamento de dados que poderão ser utilizados para a comunicação personalizada ou marketing direto, contraponto proposta de restrições à atividade que vem sendo preparada pelo Ministério da Justiça. Presente ao evento desta quinta-feira 25, o deputado federal Milton Monti (PR-SP), líder da Frente Parlamentar da Comunicação Social e responsável pela apresentação do Projeto de Lei, em junho, disse acreditar que as discussões sobre o tema no Congresso Nacional devem ganhar mais velocidade no início do ano que vem. “O Ministério da Justiça prepara um projeto altamente restritivo para a comunicação via internet. É importante que todas as entidades vinculadas ao tema estejam atentas para que essa tramitação possa acontecer dentro dos preceitos fundamentais estabelecidos na nossa proposta e longe dos planejados pelo Ministério da Justiça.

-Endosso e recomendação como refência para o mercado dos Indicadores de Sustentabilidade para a Indústria da Comunicação, elaborados por Abap e ESPM, com a indicação de que as empresas fixem metas mensuráveis para nortear sua evolução. A resolução da comissão “Sustentabilidade e comunicação” ganhou prosseguimento com Marcelo Diniz, consultor da Abap, que está coordenando o trabalho de envio de um comunicado às agências filiadas a entidade, explicando de forma didática como podem implementar os Indicadores.
 

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