Ary Nogueira e Felipe Silva deixam a Gana
Com saída dos fundadores, agência segue sob comando de Tatiana Marinho e Inaiara Florêncio ingressa como sócia
Nota atualizada às 12:50

Felipe Silva (à esq.) e Ary Nogueira (à dir.) deixam sociedade da Gana, enquanto Tatiana Marinho (ao centro) segue como sócia e CEO; Inaiara Florêncio ingressa como sócia da operação (Crédito: Divulgação)
Ary Nogueira e Felipe Silva, sócios-fundadores da Gana, estão deixando a operação. Com isso, Tatiana Marinho segue na função de CEO e Inaiara Florêncio, sócia e CEO da Oju, passa a responder também como sócia da agência.
Segundo Silva, que respondia como diretor de criação da operação, ele e Nogueira seguirão para novos desafios, mas não juntos.
Em março do ano passado, a Gana lançou a Oju, focada em inovação e marketing de conteúdo, com Inaiara no comando. Antes de assumir o negócio, a profissional trabalhou no Mercado Bitcoin.
Tatiana, por sua vez, ingressou na Gana como chief executive officer em 2023, depois de ter respondido como diretora de operações da Isobar.
De acordo com a publicitária, a reestruturação vinha sendo organizada entre os sócios há algum tempo e o momento reforça o posicionamento da Gana para os próximos passos. “A Gana nasceu de um coletivo e essa continuidade se mantém preservada na essência, no propósito que nos trouxe até aqui, não só com esse olhar para o Brasil real, mas para as muitas culturas locais e o conceito de latinidade”, diz.
Ela acrescenta que, com a chegada de Inaiara à sociedade da agência, os clientes da operação, assim como os da Oju, poderão ter acesso à expertise de ambas as empresas e equipes. Além disso, ela informa que uma nova liderança criativa será anunciada em breve.
Fundada há quatro anos, a Gana nasceu com a premissa de contratar somente pessoas pretas. Em um post publicado no LinkedIn, Silva relembrou o dia em que ele e Nogueira tomaram a decisão de abrir o negócio: “Uma parte da minha mente lembra de quando eu e Ary Nogueira compramos 2 computadores no cartão de crédito de cada um, pedimos demissão do emprego e acreditamos que iríamos fundar uma agência”, escreveu.
Na mesma publicação, ele celebrou o fato de que o mercado publicitário terá, pela primeira vez, duas mulheres pretas à frente de uma agência. Em âmbito global, a Accenture Song terá, a partir de setembro, uma mulher negra no comando: Ndidi Oteh substituirá David Droga na posição de CEO global.
“A Gana é referência para muitos criativos do País, principalmente quando falamos das agências independentes, a Gana pavimentou caminhos e apresentou possibilidades para quem desejava arriscar. Esse novo ciclo é sobre dar continuidade a essa trajetória, fortalecendo o que já existe e potencializando ainda mais com inovação. Me sinto mais do que honrada pelo compromisso de continuar essa história iniciada por Ary e Felipe, dois grandes amigos, agora ao lado da Tatiana”, declarou Inaiara, em nota.