Blog do Pyr
Startups lideram a inovação. Grandes corporações escalam seus avanços
Temos um ecossistema interligado que se retro-alimenta e opera mudanças de peso, quando os encontros são promissores e inteligentes de lado a lado
Startups lideram a inovação. Grandes corporações escalam seus avanços
BuscarStartups lideram a inovação. Grandes corporações escalam seus avanços
BuscarTemos um ecossistema interligado que se retro-alimenta e opera mudanças de peso, quando os encontros são promissores e inteligentes de lado a lado
18 de maio de 2021 - 8h00
Recente estudo conjunto da Universidade de Chicago e da Northwestern University prova o que muitos, como eu, vem dizendo sobre a relevância das startups na economia contemporânea. Segundo a análise, avanços disruptivos ocorrem em número muito maior e com relevância mais significativa e transformadora em pequenos times de pesquisadores e empreendedores. Em startups, em outras palavras. Muito mais do que em grandes corporações.
Mas são as grandes corporações que acabam sendo responsáveis pela expansão e ampliação dessas inovações, já que, dependendo do avanço em questão, muitas startups não teriam condições de torná-los presentes em mercados mais amplos, por pura limitação de recursos.
Faz sentido essa sinergia e é ótimo que assim seja. Temos um ecossistema interligado que se retro-alimenta e opera mudanças de peso, quando os encontros são promissores e inteligentes de lado a lado.
Há exceções. O caso, por exemplo, dos avanços tecnológicos que resultaram no desenvolvimento das vacinas contra o Covid-19 não aconteceram dentro de startups, mas em grandes laboratórios de grandes corporações de medicina.
Mas ainda assim, elas só chegaram onde chegaram, com a eficiência e disrupção que chegaram, porque aprenderam com as startups os métodos ágeis de descobrir, testar, errar e avançar.
No âmbito digital, por outro lado, muitas startups não precisam de apoio nenhum de grandes corporações para crescer. Google e Facebook que o digam.
Seja como for, esse Lego tecnológico de avanços em que as peças se encaixam em benefício do todo, me parece enriquecedor e merece ser estimulado.
As grandes corporações já perceberam isso. Que bom.
Veja também
IAB cria regras para in-game ads e isso muda completamente o jogo
A expectativa é que o aumento da transparência deverá estimular ainda mais anunciantes a apostarem fichas no mundo dos games
Propaganda anaboliza economia nos EUA e segue sendo indústria da prosperidade
Na ótica macroeconômica, por outro lado, ela é bem mais poderosa e impactante do que normalmente se imagina