Omnicom e Publicis Groupe: desafios no terceiro trimestre

Buscar

Omnicom e Publicis Groupe: desafios no terceiro trimestre

Buscar
Publicidade

Comunicação

Omnicom e Publicis Groupe: desafios no terceiro trimestre

Holding norte-americana tem crescimento orgânico de 2,2%, mas perde receita; companhia francesa retrai 2,7% em receita orgânica


16 de outubro de 2019 - 16h09

O terceiro trimestre de 2019 apresentou diferentes desafios para o Omnicom e o Publicis Groupe – respectivamente segunda e terceira maiores holdings de comunicação da indústria.

De acordo com o relatório financeiro do Omnicom, o grupo teve crescimento orgânico de 2,2% entre julho e setembro deste ano. No entanto, a receita global diminuiu 2,4% – as vendas atingiram US$ 3,6 milhões no período ante US$ 3,7 milhões no mesmo período do ano passado. A companhia norte-americana atribuiu a queda aos efeitos negativos das taxas de câmbio internacionais e aquisições realizadas no ano passado.

Dentro das áreas de entrega da holding, healthcare foi a que mais expandiu, com 9,5% de alta. Publicidade cresceu 3,4%, CRM de consumer experience teve alta de 1,8%, enquanto CRM de execution & support caiu 1,5% e relações públicas retraiu 3,8%.

John Wren, CEO do Omnicom(Créditos: SpencerPlatt/GettyImages)

Nos mercados regionais, o crescimento foi mais expressivo na América Latina, com 6,6%. O pior desempenho foi nas regiões do Oriente Médio e da África que, somadas, retrocederam 4,5%. Houve melhora nos EUA (2,7%), Reino Unido (1,6%) e Ásia Pacífico (0,4%).

Já o Publicis Groupe apresentou retração de 2,7% em receita orgânica. Segundo o CEO e chairman Arthur Sadoun, o terceiro trimestre aponta dois lados extremos da transformação da holding, que prevê encerrar o ano com queda de 2,5% em vendas. “O custo de nossa transição é ferir o crescimento orgânico de curto prazo”, disse o executivo na apresentação do relatório financeiro do grupo.

Arthur Sadoun, CEO e chairman do Publicis Groupe (Crédito: Divulgação)

A companhia alega que os cortes em publicidade tradicional realizado por diversos clientes, principalmente nos EUA, contribuiu para os resultados abaixo do esperado no terceiro trimestre. Por outro lado, a multinacional francesa reporta alta de 17,3% em receita líquida.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Campanhas da Semana: montadoras apostam em personalidades

    Campanhas da Semana: montadoras apostam em personalidades

    Galvão Bueno, Tatá Werneck e streamers estrelam campanhas de marcas como Jeep, Citröen e Tupi

  • Mark Read, sobre WPP: “Esperamos ver crescimento no segundo semestre”

    Mark Read, sobre WPP: “Esperamos ver crescimento no segundo semestre”

    Holding encerra primeiro trimestre com queda de 1,6% na receita orgânica, resultado que estava, segundo o CEO, dentro do esperado