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Comunicação

Veja as campanhas que se destacaram no Twitter em 2019

Natura, Skol, Renault, Netflix e Google estão entre as marcas que usaram a plataforma de maneira criativa, na visão da própria rede social


11 de dezembro de 2019 - 17h24

Natura, Skol, Renault, Google, Turma da Mônica, Apple, Brahma, Descomplica, McDonald’s, Globoplay e Netflix foram as marcas com a estratégia de comunicação que melhor desempenharam no Twitter em 2019. Cada empresa foi o primeiro lugar em 11 categorias. O Twitter considerou autenticidade, inovação, estímulo de conversas na plataforma, uso de influenciadores e criadores, posicionamento, propósito, conexão cultural, utilização de vídeo, geração de expectativa e conteúdo exclusivo. Confira cada campanha:

Lançamento com propósito

Para rejuvenescer a marca, a Natura deixou sua abordagem institucional de comunicação e adotou um estilo mais humanizado com o lançamento da persona Nat. Incorporando a missão e valores de marca da Natura, Nat se conecta com conversas que envolvem ativismo social, ambiental e cultural que acontecem na plataforma.

https://twitter.com/naturabroficial/status/1190010554800197632

Conexão Cultural

Com a Gut e Draftline, a Skol também definiu um personagem que brinca com os usuários e se conecta de forma irreverente à cultura e à conversas na rede. Segundo o Twitter, a persona fez com que o lançamento de produtos fossem consistentes e ôrgânicos.

Teaser de pré-lançamento

De acordo com a plataforma, a Renault foi bem sucedida ao gerar expectativa no público do Twitter antes mesmo da campanha para o Kwid Outsider, que envolveu o clássico desenho “A Caverna do Dragão”, ser oficialmente lançada. Inspirada na divulgação de filmes, a montadora e a DPZ&T traçaram uma estratégia que envolveu teasers, trailers, pôsteres e reportagens temáticas com o Omelete.

Melhor lançamento de produto

Para divulgar a função de placar em tempo real de partidas de esporte, o Google contou com perfis de clubes e criadores de conteúdo para publicarem a hashtag #JogaNoGoogle durante partidas de futebol. A ação teve 100 vídeos e foi desenvolvida junto com a W3Haus, AKQA e Wunderman.

Lançamento de marca

A Maurício de Sousa Produções realizou um reposicionamento para se conectar com conversas atuais na plataforma e contar as novidades da empresa. Segundo o Twitter, a marca se tornou um dos perfis mais relevantes da plataforma.

Melhores práticas de vídeo

Este ano, a Apple começou a apostar em vídeo curtos, sem som, com muitos elementos visuais e no formato adequado para a rede. As ações foram criadas pela Media Arts Lab.

Voz de marca

Com a Africa e a Draftline, a Brahma também assumiu uma nova voz de marca como uma persona que gosta de futebol e sertanejo para se conectar com o público de forma sincera e com uma linguagem popular. Em uma das ações, a Brahma pagou caixas de cerveja à um torcedor que perdeu apostas com amigos dos times rivais.

Uso de transmissões ao vivo

Pré-Enem 2019, o Descomplica realizou uma transmissão ao vivo de 12 horas voltada a revisar o conteúdo para a prova, educar sobre meditação, ioga, nutrição e outros.

Melhor uso de criadores

Com base na premissa de que o público já se manifestava em redes sociais falando sobre sentir fome de McDonald’s, a rede de fast-food e a ArtHouse, do Twitter, reuniu um grupo de criadores de conteúdo da plataforma para publicar como a #FomeDeMc se manifestava neles.

Impacto cultural

Ao ser impactada pela thread de Eduardo Hanzo sobre a história de uma confusão entre sua avó e a vizinha, Gloria Perez, que além de autora de novelas também supervisiona a área de séries da emissora no conto no Twitter, sugeriu a criação de uma série baseada na trama. A produção estreia em 2020 no Globoplay.

Engajamento com fãs

Para divulgar a terceira temporada de Stranger Things, a Netflix lançou um aplicativo que funcionava quando o usuário aproximava palha de aço ao celular. O aplicativo, então, exibia cenas exclusivas da nova temporada. A ação foi criada pela AKQA.

 

 

**Crédito da imagem no topo: Kon Karampelas/Unsplash

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