Veja as campanhas que se destacaram no Twitter em 2019
Natura, Skol, Renault, Netflix e Google estão entre as marcas que usaram a plataforma de maneira criativa, na visão da própria rede social
Natura, Skol, Renault, Google, Turma da Mônica, Apple, Brahma, Descomplica, McDonald’s, Globoplay e Netflix foram as marcas com a estratégia de comunicação que melhor desempenharam no Twitter em 2019. Cada empresa foi o primeiro lugar em 11 categorias. O Twitter considerou autenticidade, inovação, estímulo de conversas na plataforma, uso de influenciadores e criadores, posicionamento, propósito, conexão cultural, utilização de vídeo, geração de expectativa e conteúdo exclusivo. Confira cada campanha:
Lançamento com propósito
Para rejuvenescer a marca, a Natura deixou sua abordagem institucional de comunicação e adotou um estilo mais humanizado com o lançamento da persona Nat. Incorporando a missão e valores de marca da Natura, Nat se conecta com conversas que envolvem ativismo social, ambiental e cultural que acontecem na plataforma.
https://twitter.com/naturabroficial/status/1190010554800197632
Conexão Cultural
Com a Gut e Draftline, a Skol também definiu um personagem que brinca com os usuários e se conecta de forma irreverente à cultura e à conversas na rede. Segundo o Twitter, a persona fez com que o lançamento de produtos fossem consistentes e ôrgânicos.
https://twitter.com/skol/status/1116056701508235264?s=20
Teaser de pré-lançamento
De acordo com a plataforma, a Renault foi bem sucedida ao gerar expectativa no público do Twitter antes mesmo da campanha para o Kwid Outsider, que envolveu o clássico desenho “A Caverna do Dragão”, ser oficialmente lançada. Inspirada na divulgação de filmes, a montadora e a DPZ&T traçaram uma estratégia que envolveu teasers, trailers, pôsteres e reportagens temáticas com o Omelete.
https://twitter.com/RenaultBrasil/status/1131702977503408128?s=20
Melhor lançamento de produto
Para divulgar a função de placar em tempo real de partidas de esporte, o Google contou com perfis de clubes e criadores de conteúdo para publicarem a hashtag #JogaNoGoogle durante partidas de futebol. A ação teve 100 vídeos e foi desenvolvida junto com a W3Haus, AKQA e Wunderman.
https://twitter.com/Corinthians/status/1132760821971472384
Lançamento de marca
A Maurício de Sousa Produções realizou um reposicionamento para se conectar com conversas atuais na plataforma e contar as novidades da empresa. Segundo o Twitter, a marca se tornou um dos perfis mais relevantes da plataforma.
https://twitter.com/TurmadaMonica/status/1187478942053097473
Melhores práticas de vídeo
Este ano, a Apple começou a apostar em vídeo curtos, sem som, com muitos elementos visuais e no formato adequado para a rede. As ações foram criadas pela Media Arts Lab.
https://twitter.com/Apple/status/1153670376297238528
Voz de marca
Com a Africa e a Draftline, a Brahma também assumiu uma nova voz de marca como uma persona que gosta de futebol e sertanejo para se conectar com o público de forma sincera e com uma linguagem popular. Em uma das ações, a Brahma pagou caixas de cerveja à um torcedor que perdeu apostas com amigos dos times rivais.
https://twitter.com/BrahmaCerveja/status/1194977377182507008?s=20
Uso de transmissões ao vivo
Pré-Enem 2019, o Descomplica realizou uma transmissão ao vivo de 12 horas voltada a revisar o conteúdo para a prova, educar sobre meditação, ioga, nutrição e outros.
https://twitter.com/descomplica/status/1193131573161398273
Melhor uso de criadores
Com base na premissa de que o público já se manifestava em redes sociais falando sobre sentir fome de McDonald’s, a rede de fast-food e a ArtHouse, do Twitter, reuniu um grupo de criadores de conteúdo da plataforma para publicar como a #FomeDeMc se manifestava neles.
https://twitter.com/luscas/status/1151612489186119680?s=20
Impacto cultural
Ao ser impactada pela thread de Eduardo Hanzo sobre a história de uma confusão entre sua avó e a vizinha, Gloria Perez, que além de autora de novelas também supervisiona a área de séries da emissora no conto no Twitter, sugeriu a criação de uma série baseada na trama. A produção estreia em 2020 no Globoplay.
https://twitter.com/EduardoHanzo/status/873634349824061440
Engajamento com fãs
Para divulgar a terceira temporada de Stranger Things, a Netflix lançou um aplicativo que funcionava quando o usuário aproximava palha de aço ao celular. O aplicativo, então, exibia cenas exclusivas da nova temporada. A ação foi criada pela AKQA.
https://twitter.com/NetflixBrasil/status/1145809789261438983?s=20
**Crédito da imagem no topo: Kon Karampelas/Unsplash