Comunicação
Veja as campanhas que se destacaram no Twitter em 2019
Natura, Skol, Renault, Netflix e Google estão entre as marcas que usaram a plataforma de maneira criativa, na visão da própria rede social
Veja as campanhas que se destacaram no Twitter em 2019
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11 de dezembro de 2019 - 17h24
Natura, Skol, Renault, Google, Turma da Mônica, Apple, Brahma, Descomplica, McDonald’s, Globoplay e Netflix foram as marcas com a estratégia de comunicação que melhor desempenharam no Twitter em 2019. Cada empresa foi o primeiro lugar em 11 categorias. O Twitter considerou autenticidade, inovação, estímulo de conversas na plataforma, uso de influenciadores e criadores, posicionamento, propósito, conexão cultural, utilização de vídeo, geração de expectativa e conteúdo exclusivo. Confira cada campanha:
Lançamento com propósito
Para rejuvenescer a marca, a Natura deixou sua abordagem institucional de comunicação e adotou um estilo mais humanizado com o lançamento da persona Nat. Incorporando a missão e valores de marca da Natura, Nat se conecta com conversas que envolvem ativismo social, ambiental e cultural que acontecem na plataforma.
https://twitter.com/naturabroficial/status/1190010554800197632
Conexão Cultural
Com a Gut e Draftline, a Skol também definiu um personagem que brinca com os usuários e se conecta de forma irreverente à cultura e à conversas na rede. Segundo o Twitter, a persona fez com que o lançamento de produtos fossem consistentes e ôrgânicos.
A primeira imagem de um #BuracoNegro foi divulgada hoje. Alguém sabe dizer se essa aqui é real?? Recebi no grupo da família…#BebaComModeração pic.twitter.com/MZ56JUNqsz
— Skol ↻ (@skol) April 10, 2019
Teaser de pré-lançamento
De acordo com a plataforma, a Renault foi bem sucedida ao gerar expectativa no público do Twitter antes mesmo da campanha para o Kwid Outsider, que envolveu o clássico desenho “A Caverna do Dragão”, ser oficialmente lançada. Inspirada na divulgação de filmes, a montadora e a DPZ&T traçaram uma estratégia que envolveu teasers, trailers, pôsteres e reportagens temáticas com o Omelete.
Deixe o impossível para trás e embarque nesta aventura de #CavernaDoDragao a bordo do novo Renault #KwidOutsider.
Conheça o #SUVdosCompactos em: https://t.co/iDITPhbUDQ pic.twitter.com/Pco0Zk8png— Renault Brasil (@RenaultBrasil) May 23, 2019
Melhor lançamento de produto
Para divulgar a função de placar em tempo real de partidas de esporte, o Google contou com perfis de clubes e criadores de conteúdo para publicarem a hashtag #JogaNoGoogle durante partidas de futebol. A ação teve 100 vídeos e foi desenvolvida junto com a W3Haus, AKQA e Wunderman.
Hoje é dia do Roberto Carlos ficar nervoso com cartão amarelo contra o Coringão, mas, logo depois, abrir o sorrisão para comemorar nossos gols. Haja emoção!
#JogaNoGoogle pic.twitter.com/gJIDj0D7m8— Corinthians (@Corinthians) May 26, 2019
Lançamento de marca
A Maurício de Sousa Produções realizou um reposicionamento para se conectar com conversas atuais na plataforma e contar as novidades da empresa. Segundo o Twitter, a marca se tornou um dos perfis mais relevantes da plataforma.
3. COACH DE TAUBATÉ pic.twitter.com/Z2Ugt8bXN5
— Turma da Mônica (@TurmadaMonica) October 24, 2019
Melhores práticas de vídeo
Este ano, a Apple começou a apostar em vídeo curtos, sem som, com muitos elementos visuais e no formato adequado para a rede. As ações foram criadas pela Media Arts Lab.
Fique de pé, se mexa e faça exercícios todos os dias. Toque para saber mais ou comprar.
— Apple (@Apple) July 23, 2019
Voz de marca
Com a Africa e a Draftline, a Brahma também assumiu uma nova voz de marca como uma persona que gosta de futebol e sertanejo para se conectar com o público de forma sincera e com uma linguagem popular. Em uma das ações, a Brahma pagou caixas de cerveja à um torcedor que perdeu apostas com amigos dos times rivais.
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╬═╬ Desci pra dizer que hoje
╬═╬ tem #sextou e amanhã
╬═╬ ☻/ tem #sextou também
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╬═╬/ agora é só descer a Brahma#BebaComModeração— Brahma (@BrahmaCerveja) November 14, 2019
Uso de transmissões ao vivo
Pré-Enem 2019, o Descomplica realizou uma transmissão ao vivo de 12 horas voltada a revisar o conteúdo para a prova, educar sobre meditação, ioga, nutrição e outros.
ACOMPANHE AO VIVO O NOSSO #RelashowEnem!
A MAIOR REVISÃO DE VÉSPERA DO ENEM PARA VIRAR O JOGO AMANHÃ! https://t.co/nocgTMOg9z— Descomplica (@descomplica) November 9, 2019
Melhor uso de criadores
Com base na premissa de que o público já se manifestava em redes sociais falando sobre sentir fome de McDonald’s, a rede de fast-food e a ArtHouse, do Twitter, reuniu um grupo de criadores de conteúdo da plataforma para publicar como a #FomeDeMc se manifestava neles.
quando abro a geladeira e penso que na vdd queria era mesmo tá no mc #FomeDeMc #ad pic.twitter.com/dD2rAgOqP2
— luscas (@luscas) July 17, 2019
Impacto cultural
Ao ser impactada pela thread de Eduardo Hanzo sobre a história de uma confusão entre sua avó e a vizinha, Gloria Perez, que além de autora de novelas também supervisiona a área de séries da emissora no conto no Twitter, sugeriu a criação de uma série baseada na trama. A produção estreia em 2020 no Globoplay.
essa briga entre katy perry e taylor boleteira não é a primeira feud entre mulheres bem sucedidas em seus campos que eu sou testemunha
— hanzo (@EduardoHanzo) June 10, 2017
Engajamento com fãs
Para divulgar a terceira temporada de Stranger Things, a Netflix lançou um aplicativo que funcionava quando o usuário aproximava palha de aço ao celular. O aplicativo, então, exibia cenas exclusivas da nova temporada. A ação foi criada pela AKQA.
EU TO LIGANDO PRA VOCEEEEE, SÓ PRA DIZEEEEER que todo dia tem cenas inéditas de ST3 no Stranger Antenna. Baixa lá o app e pega seu Bom Bril pra sintonizar as cenas inéditas do canal 11. pic.twitter.com/KUkiKRcEOA
— Netflix Brasil (@NetflixBrasil) July 1, 2019
**Crédito da imagem no topo: Kon Karampelas/Unsplash
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