Com menos jobs, freelancers sofrem com insegurança

Buscar

Com menos jobs, freelancers sofrem com insegurança

Buscar
Publicidade

Comunicação

Com menos jobs, freelancers sofrem com insegurança

Plataforma Creators mapeou os impactos da pandemia sobre profissionais independentes, como a queda drástica de projetos e dificuldades em prospectar clientes


2 de junho de 2020 - 6h00

Em meio à pandemia, freelancers brasileiros estão sofrendo com a insegurança financeira, projetos cancelados e a dificuldade de prospectar novos clientes. É o que mostra a pesquisa “Freelancer durante a pandemia: e agora?”, realizada pela plataforma digital Creators, que conecta profissionais independentes a empresas e é uma das RH Techs escolhidas para o programa de aceleração do Google Brasil neste ano. 

Com o objetivo de entender as realidades e desafios do trabalho independente durante a pandemia, a startup consultou, entre os dias 17 e 29 de abril, 457 profissionais que residem no Brasil e atuam como freelancers em tempo integral.

A grande maioria dos respondentes, 95%, estão cumprindo a quarentena em casa. Para essa categoria, o desafio não é se adaptar ao home office, mas, sim, arcar com o impacto financeiro da pandemia. 

“Esses profissionais sempre trabalharam de forma muito independente. O que as pessoas falam sobre a adaptação ao home office, na verdade faz parte da vida normal de um freelancer. O desafio para eles é rever seu caixa e passar por esse momento difícil com menos jobs e sem suporte”, analisa Nohoa Arcanjo, cofundadora da Creators.

A redução drástica de novos projetos e cancelamento de jobs que já estavam acordados estão entre as principais preocupações dos profissionais. Segundo o estudo, 75% dos respondentes tiveram projetos cancelados, e apenas 43% dos freelancers em tempo integral estão trabalhando atualmente. Apenas 32% seguem fazendo reuniões e orçamentos para novos projetos. Muitos também relatam o adiamento de pagamentos como um fator de ansiedade. 

 

(crédito: Creators/ divulgação)

Reservas e despesas

De acordo com o levantamento, mais da metade dos entrevistados, 55%, contam com reserva financeira, mas 43% destes esperam que suas economias vão acabar até julho.  Ainda, 44% pagam por um plano de saúde. 

O fator financeiro é uma preocupação em particular para os freelas, já que, além de enfrentarem a insegurança em relação aos jobs, não têm acesso a políticas públicas que os apoiem. A Creators afirma que muitos freelancers de sua base já sentem dificuldade em financiar custos básicos como alimentação, saúde e moradia. Os que contam com reserva, por sua vez, seguem contendo despesas. 

 

(crédito: creators/ divulgação)

Momento de se reinventar

Mesmo abalados pelo momento, muitos freelancers aproveitam o isolamento para se capacitar ou investir em projetos paralelos. Cerca de 30% estão aprendendo novas habilidades para tornar seu perfil mais atrativo para o mercado, e 69% estão dedicados a iniciativas pessoais, sendo que 28% destes estão focados nas áreas de artes, cinema e música. 

Áreas de maior demanda

Apesar da queda geral de fluxo de contratação de freelancers desde o início da pandemia, a Creators notou um aumento na procura por algumas funções. Houve aumento de 61% na procura por community managers e de 53% por desenvolvedores, em relação ao primeiro trimestre de 2020. A demanda por diretores de arte e copywriters também continua alta. 

Apesar da retração econômica colocar muitos freelancers na espera por jobs, o formato de contratação por projetos tende a ganhar mais espaço no pós-pandemia, especialmente entre agências buscando redução de custos fixos.

“Sempre foi um desafio para agências manterem muitas especialidades dentro de casa, e agora vão precisar de habilidades específicas para projetos pontuais”, analisa Rodrigo Allgayer, também cofundador.

Considerando a base total de freelancers full-time da Creators, 32% atuam com design; outros 18% com conteúdo; e 16% com eventos. 

A plataforma operava há três anos sob o nome Nosotros, de forma não oficial, e em março se reposicionou como Creators. A empresa intermedeia a relação entre freelancers, agências e outras empresas, fornecendo contratos digitais, suporte jurídico e mediação de pagamentos para freelancers. A pesquisa pode ser acessada na íntegra neste link.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Agência estreia parceria com o anunciante em comunicação para destacar os serviços financeiros do aplicativo

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia