Marketing

E-commerce cresce pouco mais de 11% na Black Friday 2025

Levantamento da Confi Neotrust aponta para crescimento de R$ 4,76 bilhões no comércio eletrônico

i 1 de dezembro de 2025 - 9h51

Durante essa Black Friday, (na sexta-feira, 28) o comércio eletrônico registrou crescimento de 11,2% no Brasil, conforme indica o levantamento Black Friday Hora a Hora, da Confi Neotrust.

black friday

(Crédito: Shutterstock)

O aumento das vendas no e-commerce equivale a R$ 4,76 bilhões em meio a um movimento de desaceleração para a data. Ao Valor Econômico, a Confi Neotrust aponta que a quinta-feira, 27, foi melhor que a sexta-feira — algo que, historicamente, não acontece.

A mesma tendência de queda se deu para o final de semana: no sábado, 29, as vendas tiveram caíram 10%, passando para R$ 1,7 bilhão, em relação ao ano passado — resultado provável dada a final da Libertadores e da antecipação das vendas ao longo da semana, muito graças à publicidade para os dias que antecedem a data promocional.

Apesar do cenário, dados da análise mostram que a Black Friday registrou 28% a mais em pedidos em comparação com 2024, resultando em 8,69 milhões de compras. Amazon e Mercado Livre se destacaram em ações para a ocasião, ainda que ambas as empresas tenham disponibilizado cupons entre R$ 100 e R$ 200 para produtos como celulares de TVs, os de maior demanda, indica a reportagem.

Segundo a Confi Neotrust, o gasto médio por transação foi 12,8% menor, de R$ 553,60, revelando maior compra por volume, mas em menor valor.

Com a apuração de domingo, 30, ainda em andamento, a empresa projetava um faturamento de R$ 10,7 bilhões a R$ 11,4 bilhões para a Black Friday de 2025.  Mesmo caso o desempenho do segundo dia do final de semana se mantenha fraco, o montante de vendas desde a quinta-feira será de R$ 10,4 bilhões (10,9% a mais do que em 2024).