AB Inbev abre concorrência global para agência de mídia

Buscar

AB Inbev abre concorrência global para agência de mídia

Buscar
Publicidade

Comunicação

AB Inbev abre concorrência global para agência de mídia

Companhia, que ocupa a 11ª posição entre os maiores anunciantes do mundo, promove disputa entre Dentsu, Publicis Groupe e WPP


29 de setembro de 2021 - 18h25

(Crédito: Reprodução)

Do Advertising Age

A Anheuser-Busch InBev (AB Inbev) deu início a uma concorrência global para revisar suas agências de mídia parceiras, mas convidou apenas as companhias com que já trabalha, provocando uma disputa entre Dentsu, Publicis Groupe e WPP.

A maior fabricante de cerveja do mundo investiu cerca de US$ 4,7 bilhões em publicidade em 2020, de acordo com o Ad Age Datacenter. Atualmente, a companhia, que é dona de marcas globais como Budweiser e Stella e de locais, como a Corona, figura na 11ª posição entre os maiores anunciantes do mundo.

A concorrência acontece sete meses depois da AB Inbev ter contratado a Epsilon, do Publicis Groupe, como sua agência de dados nos Estados Unidos e nos demais mercados. A revisão das parcerias publicitárias é feita depois de um intenso processo de revisão das práticas de mídia e dados na companhia, que vêm sendo liderado pela consultoria MediaSense. No momento, a empresa optou por continuar com suas agências de mídia, estendendo os contratos que haviam expirado em 2019.

Mas agora, a companha quer acompanhar de perto uma revisão mais completa e, para isso, contratou a MediaLink para acompanhar o processo. Uma porta-voz da AB Inbev declarou ao Advertising Age que a companhia deve selecionar uma ou mais agências.

“Essa próxima etapa de nossa transformação exige que a gente combine nossas capacidades internas com o ecossistema externo de mídia e de dados para permitir uma compreensão mais profunda dos consumidores e a criação de campanhas que engajem as pessoas de formas mais significativas e relevantes. Convidamos as agências parcerias para esse processo e teremos atualizações na primavera (de março a junho) de 2022”, declarou Luiz Barros, VP global de mídia e excelência de dados da companhia, em comunicado.

A última revisão de agências de mídia que a cervejaria conduziu aconteceu em 2017, quando a Vizeum, da Dentsu, conquistou a maior parte do negócio: planejamento de mídia e direitos de compra nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Africa. Outras incumbências ficaram com a Starcom, agência de mídia da Publicis, na Colômbia e região Ásia-Pacífico, e com a MediaCom, do WPP, nas Américas do Sul e Central.

“O mundo evoluiu desde nossa última concorrência, há cinco anos, com a Covid acelerando as tendências emergentes de consumo como novos comportamentos e ocasiões de compras, adoção e aceleração de e-commerce, transformação do trade e como as pessoas engajam com conteúdo em diferentes telas e plataformas”, declarou a AB Inbev, em comunicado. “Sabemos que as habilidades dos nossos parceiros também mudaram nos últimos cinco anos e, por isso, estamos procurando garantir o aproveitamento das ferramentas certas e dos serviços com nosso modelo de operação.

Em fevereiro, quando a Epsilon foi escolhida, o VP Luiz Barros disse ao Advertising Age que a Ab Inbev está em processo de mudança de uma empresa orientada para os canais para uma companhia orientada à audiência. Isso significa que o marketing é menos calcado na plataforma usada – TV ou digital, por exemplo. Em vez disso, a empresa quer coletar mais dados granulares sobre os consumidores usando tanto first-party como third-party data, alcançando os clientes com mensagens certas, no momento certo, independentemente da plataforma.

O processo de concorrência ocorre em meio a mudanças na companhia no mercado dos Estados Unidos. Em setembro, a AB Inbev nomeou Benoit Garbo como seu novo chief marketing officer no país. Ele foi escolhido para substituir o brasileiro Marcel Marcondes, que foi direcionado para um novo posto na companhia. A cervejaria ainda criou o novo cargo de chief commercial officer nos Estados Unidos, que irá gerenciar as vendas e o marketing no país. A função será desempenhada por Kyle Norrington, que já foi presidente da marca Labatt no Canadá.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Fintech celebra o trabalho dos empreendedores brasileiros e promove ação especial em cidade do interior do Maranhão

  • Vivo lança movimento de combate ao assédio nos games

    Vivo lança movimento de combate ao assédio nos games

    #NãoMexeComAsPrincesas é uma continuidade da causa em que visa promover a equidade de gênero nos jogos