Receita orgânica do Publicis Groupe supera 2020 e 2019

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Receita orgânica do Publicis Groupe supera 2020 e 2019

Desempenho foi impulsionado sobretudo pelas empresas de dados e tecnologia da holding, Sapient e Epsilon


3 de fevereiro de 2022 - 12h27

Por Alexandra Jardine, do Advertising Age

 

Arthur Sadoun fala aos funcionários do Publicis Groupe sobre os resultados da holding em 2021 (Crédito: Reprodução)

A receita orgânica do Publicis Groupe obteve um salto de 10% em 2021 — na comparação com 2019, o crescimento foi de 3%. Para comemorar os números positivos, o grupo francês está pagando uma série de bônus aos funcionários.

Arthur Sadoun, CEO e chairman da companhia, disse ao Ad Age que o ano passado foi recorde em todos os indicadores de performance. As empresas de dados e tecnologia do grupo, Publicis Sapient e Epsilon, apresentaram bom desempenho sobretudo nos EUA: ambas cresceram 15% nos últimos dois anos e, globalmente, tiveram alta de 13,8% e 12,8%, respectivamente, em 2021.

Não à toa, o plano da holding para 2022 é intensificar ainda mais o investimento em dados e tecnologia. “A transição para dados e commerce está ocorrendo mais rápido do que nunca e temos a capacidade para acompanhar isso”, afirmou Sadoun.

O ano anterior também foi marcado pelo aumento de fusões e aquisições realizadas pelo Publicis. O orçamento destinado a esses negócios girou em torno de 400 a 600 milhões de euros. Nos próximos meses, as M&As devem se intensificar, assegurou Sadoun.

Todos os funcionários que trabalham na companhia há pelo menos 24 meses receberão bônus. E, pela primeira vez, 35 mil funcionários que não têm bônus previstos no contrato receberão um salário adicional.

Novos negócios
Boa parte dos resultados foram impulsionados por novos negócios. Pela terceira vez em quatro anos, o Publicis Groupe ficou no topo da lista de novos negócios publicada pela JP Morgan Research, com conquistas que incluem a mídia de Walmart, TD Bank e Stellantis, assim como o planejamento e compra de mídia global para Meta.

Embora a holding tenha perdido a concorrência da Coca-Cola para o WPP no final do ano passado, ganhou a conta de mídia do McDonald’s no final de dezembro e, no mês passado, ganhou a verba criativa da CVS nos EUA.

Sadoun comentou que problemas na cadeia de suprimentos em certos setores, como o automotivo, tornaram os negócios “mais modestos” do que o esperado, mas que isso contribuiu para um desempenho acima do previsto no quarto trimestre. Entretanto, disse que o entrave deve permanecer ao longo do primeiro trimestre.

A inflação é outra questão que impactará os salários, mas Sadoun antecipou que conseguirá mitigar o problema e está confiante quanto ao investimento em talentos.

A guerra por talento, porém, continua sendo um problema recorrente. O chairman aposta na plataforma virtual Marcel e na iniciativa “Work Your World” – que permite que funcionários trabalhem de qualquer lugar do mundo por até seis semanas – para atrair os talentos certos. Em 2021, a companhia contratou mais de 9 mil pessoas.

“O problema de talento para mim é mais sobre como garantimos que a próxima geração queira trabalhar na Publicis. Precisamos de pessoas que comecem a pensar sobre mídia de maneira muito diferente e precisamos de pessoas que entendam commerce”, afirmou Sadoun.

Recentemente, o grupo perdeu Neil Heymann, CCO da Le Truc, para a Accenture Interactive. Outro ex-funcionário, Nick Law, também foi para a consultoria.

“Acho bom ver que um líder em integração de sistemas… como a Accenture está investindo em criatividade porque isso valida o que estamos fazendo, que é garantir a convergência entre criatividade e tecnologia”, comentou o executivo sobre esses movimentos. “Em um nível mais pessoal, é divertido ver que o time australiano de rugby está dominando a Accenture”, brincou, referindo-se à nacionalidade de David Droga, Neil Heymann e Nick Law.

A receita do grupo no último trimestre de 2021 cresceu 9,3% em relação ao mesmo período do ano anterior e 5% ante 2019. O resultado foi superior às expectativas de analistas, que previram crescimento de 6% no quatro trimestre.

O crescimento mais expressivo, considerando o ano inteiro, foi na América do Norte, com aumento de 9,7% em relação a 2020 e de 7% na comparação com 2019. Na Europa, a receita orgânica cresceu 9,6% no ano passado, mas ainda foi 4% inferior a 2019. A região Ásia-Pacífico registrou crescimento orgânico de 10,3% ante 2020.

Para 2022, o Publicis prevê aumento de 4 a 5% na receita orgânica – aposta que está além dos 3% previstos por analistas. Sadoun também crê que a companhia manterá a margem operacional, que saltou de 16% para 17,5%, apesar da inflação – graças à performance de Sapient e Epsilon, aos novos negócios e ao ambiente “positivo” para a publicidade e o marketing de forma geral.

O relatório financeiro também salientou os compromissos com diversidade e meio ambiente: a companhia quer chegar ter 45% das posições de liderança ocupadas por mulheres até 2024 – hoje, o índice está em 41%. A holding está certificada pelo Science Based Targets Initiative e comprometida a mudar 100% para fontes de energia renovável até 2030 e a reduzir emissões de carbono pela metade.

*Crédito da imagem no topo: iStock

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