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As 5 campanhas mais premiadas no CCSP

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Comunicação

As 5 campanhas mais premiadas no CCSP

'#coisadaboa', da F/Nazca S&S para Nike, faturou 3 Ouros, 4 Pratas e 4 Bronzes


6 de setembro de 2012 - 1h34

O 37º Anuário do Clube de Criação de São Paulo premiou peças criadas por 17 agências durante o novo festival da entidade, realizado entre 1º e 3 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Das 97 Estrelas distribuídas, 57 ficaram com F/Nazca S&S e AlmapBBDO – o que revela um domínio de quase 60% dos prêmios.

A F/Nazca S&S é a primeira do ranking com 39 Estrelas (8 Ouros, 12 Pratas, 18 Bronzes e a Estrela Verde, concedida a melhor campanha beneficente e entregue para “Vá de Galinha”, ação desenvolvida para a Fundação SOS Mata Atlântica).

Das 39 Estrelas da agência, 19 foram ganhas com peças criadas para a Nike, cliente que acaba de trocar a agência pela Wieden + Kennedy São Paulo. A campanha mais premiada neste 37º Anuário foi “#coisadaboa”, da F/Nazca S&S para Nike, que faturou 3 Ouros, 4 Pratas e 4 Bronzes (veja as cinco mais premiadas mais abaixo)

O top 3 do ranking de agências se completa com AlmapBBDO (2 Ouros, 7 Pratas e 9 Bronzes) e Ogilvy (1 Ouro, 3 Pratas, 3 Bronzes e a Estrela Preta, categoria estreante que tem por objetivo premiar campanhas que levam o mercado um passo além do que se cria atualmente e ajuda a indicar o futuro da indústria da comunicação, e cujo case vencedor foi “Cartas esquecidas do Papai Noel”, desenvolvido para a Coca-Cola).

Na sequência aparecem Lew’Lara\TBWA (4 Ouros, 1 Prata e 2 Bronzes), Loducca (2 Pratas e 2 Bronzes); JWT (1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze); DM9DDB (1 Ouro e 2 Bronzes); Leo Burnett Tailor Made (2 Pratas e 1 Bronze); Y&R (1 Ouro e 1 Bronze); Giovanni+DraftFCB (1 Prata e 1 Bronze); 9ine (1 Ouro); a mineira Filadelfia (1 Prata); Publicis (1 Prata); a gaúcha Bonaparte (1 Prata); Santa Clara (2 Bronzes); Age Isobar (1 Bronze); e a paranaense CCZ (1 Bronze).

O com desempenho do case “Pôneis Malditos”, criado pela Lew’Lara\TBWA para a Nissan, levou a diretoria do CCSP a eleger a montadora como Anunciante do Ano. Neste ano, o profissional homenageado com inclusão no Hall da Fama do CCSP foi Roberto Cipolla, diretor de criação e head of arte da agência Tudo.

Confira, a seguir, as cinco campanhas mais premiadas no 37º Anuário do Clube de Criação de São Paulo:

“#coisadaboa”, da F/Nazca S&S para Nike
3 Ouros, 4 Pratas e 4 Bronzes
A campanha tinha por objetivo atrair o público jovem para a corrida. A peça mais premiada foi o filme “Vicio”, um manifesto que compara o vício em drogas ao vício em corrida. Um tom soturno e a descrição de sintomas de abstinência e dependência marcam a narrativa. No CCSP foram 2 Ouros, 2 Pratas e 1 Bronze em categorias técnicas (Ouros em direção e montagem; Pratas em fotografia e trilha original; e Bronze em direção de arte). “Vicio” também conquistou Prata na categoria TV/Cinema. Um dos Ouros foi conquistado pela identidade visual da campanha #coisadaboa levou, na categoria Design/Branding. E houve ainda dois Bronzes em Mídia Exterior/Ambiente (para a pela “Tape Grafite” e para dois cartazes em estilo “lambe-lambe”: “Baladas” e “Clínica”) e dois troféus em áreas técnicas de Imprensa: Prata para fotografia e Bronze para direção de arte da série de anúncios “Perdi a TV/Uma Caminhadinha/Sou Dependente/Um Amigo”.

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“Curiosismo”, da F/Nazca S&S para Pinacoteca do Estado de São Paulo
2 Ouros, 3 Pratas e 5 Bronzes
Para comunicar o bloqueio temporário de um andar inteiro da Pinacoteca, a agência criou um movimento o “Curiosismo”, que estimulava o público a descobrir as mudanças no museu e comparava humanos ao gato, símbolo da curiosidade. Na Pinacoteca, obras estimulavam a descoberta da área em reforma. Um gato-robô circulava por ali e permitia que internautas acompanhassem as mudanças pelo Facebook. Até um livro e um documentário foram editados sobre o movimento, que ajudou o museu a triplicar o movimento no final de semana de abertura da nova área. O filme “Le Curiosism” conquistou Bronze em TV/Cinema e vários prêmios técnicos: Ouro pela direção de arte, Prata pela direção e Bronzes pela fotografia e pela trilha original. A campanha também conquistou Ouro na categoria Integrada; Prata para identidade visual em Design/Branding; e Bronze em Material Promocional. E o Gato-Robô, criado para a campanha, faturou Prata em Digital/Ferramenta Interativa e Bronze em Material Promocional.

“Pôneis Malditos”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan
3 Ouros, 1 Prata e 2 Bronzes
A solução encontrada pela agência para compensar o investimento da Nissan em mídia (um quinto em relação à concorrência) foi concentrar todas as inserções num só final de semana, em diferentes mídias. A ferramenta era um viral inserido numa campanha de varejo envolvendo o modelo Frontier. Os cavalos de potência do carro motivaram uma brincadeira com os pôneis, viralizada nas redes sociais. A montadora passou a ter 4% de share de mercado (ante 0,54% anterior à campanha), e o modelo anunciado teve vendas 120% maiores ao longo do mês seguinte à estreia da campanha. No CCSP o resultado foi: Ouros em TV/Cinema, Filmes para Outras Telas e na área técnica de trilha original para TV; Prata em Digital/Publicidade Online; e Bronzes em Integrada e na área de animação em Técnica/TV.

“As cartas esquecidas do Papai Noel”, da Ogilvy para Coca-Cola
1 Estrela Preta, 1 Ouro e 2 Pratas
A ação para da agência brasileira para o mercado norte-americano remete à infância dos consumidores. Ao todo, 75 cartas não respondidas enviadas ao Bom Velhinho foram resgatadas, seus autores encontrados e presenteados. Uma das cartas havia sido enviada quarenta anos antes. Ao levar esperança às pessoas num período de confraternização como o Natal, a marca reforçou o posicionamento “Open Hapiness”. O case ficou com a primeira Estrela Preta concedida pelo CCSP. A nova categoria tem por objetivo premiar campanhas que levam o mercado um passo além do que se cria atualmente e ajuda a indicar o futuro da indústria da comunicação. Além disso, conquistou Ouro em Material Promocional e Pratas em Filmes para Outras Telas e Marketing Direto/Peça Isolada.

“Tipologia”, da AlmapBBDO para Billboard
2 Ouros e 1 Prata
A agência encontrou uma solução gráfica para contar a história de cinco ídolos da música. Cada artista ganhou letras em seu alfabeto próprio que fazem referência à sua história, das influências às biografias, passando por discos e videoclipes. Foram retratados Lady Gaga, Madonna, Iron Maiden, Michael Jackson e 50 Cent. A série de anúncios ganhou dois Ouros nas áreas técnicas de Imprensa pela direção de arte e pelas ilustrações. O case foi premiado ainda com Prata em Design Gráfico, pelo desdobramento “Letraset”, que oferecia a chance do leitor destacar ícones que representavam seus artistas e colá-los onde quisessem.

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