Uno de Escada revela nome do Fiat Cronos

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Uno de Escada revela nome do Fiat Cronos

Ação baseada no meme marca a estreia do núcleo de conteúdo e criação Crie, da montadora, e divulga em primeira mão o nome do novo modelo


20 de outubro de 2017 - 16h06

crédito: reprodução

Uma corrida de Unos Mille com Escada foi a estratégia utilizada pela Fiat para revelar o nome do seu novo sedan, cujo lançamento oficial está previsto para o primeiro semestre de 2018. Batizado de Cronos, o carro é a versão sedan do Argo e será produzido na Argentina. Para mobilizar o público, a montadora se apropriou de um meme da internet, “Uno com Escada”, brincadeira que tem mais de 500 mil conteúdos gerados nas redes sociais e recentemente virou game.

Depois de publicar um teaser na terça-feira, 17, convidando o internauta a assistir à corrida, a Fiat colocou no ar nesta sexta-feira, 20, um filme (veja abaixo) com a prova, realizada no autódromo Mega Space, em Belo Horizonte. Durante a prova seis Unos Mille com escadas deram seis voltas no circuito. A cada volta completada, um Mille era substituído por um modelo atual do portfólio da Fiat, como Mobi, Argo e Toro, com uma letra do nome do novo carro gravada nele. Ao final, o nome Cronos é formado. No entanto, apenas o nome foi revelado. Fotos e especificações do modelo só serão divulgados no ano que vem. A produção é da Estilingue Filmes.

“Identificar o que já é comportamento e assunto no ambiente digital é uma tarefa importante para as marcas que querem aumentar a sua relevância. Mais do que comunicar o nome do novo carro da Fiat, usamos o meio digital para convidar nossos consumidores a conversar e se divertir com a marca, usando o meme do carro mais rápido da internet, o Uno de escada”, destaca Rafael Guaranha, diretor geral de criação da Sunset.

A ação foi o primeiro projeto do Crie, núcleo de criação e conteúdo, além de análise de performance digital e compra de mídia programática, da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). A área, que fica sob o guarda-chuva da diretoria de comunicação, marketing e sustentabilidade da empresa, funciona no prédio da companhia na cidade de São Paulo, e reúne um time de 40 pessoas, incluindo profissionais de agências parceiras da montadora — Much More e Gauge (performance e monitoramento), Sunset, (conteúdo, interação e CRM), Leo Burnett Taylor Made (conteúdo e mídia), F.biz (conteúdo e mídia), Blinks (mídia), Avenue Code (tecnologia) e o spin-off da Isobar D-CODE (user experience). O Crie tem três líderes. São eles Alan Leite, gerente sênior dos canais digitais e CRM da FCA Latam (performance); Bárbara Bono, head de conteúdo e criação (conteúdo e criação); e Denis Onish, gerente de mídia da FCA Latam (mídia).

“O Crie é quase como um coworking organizado pela FCA. É muito mais do que uma sala de performance, um hub de conteúdo e uma mesa de mídia programática. É uma nova forma de fazer comunicação para cliente, agência e mídia, com uma dinâmica diferente”, explica João Batista Ciaco, diretor de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da FCA para a América Latina.

O processo de criação da corrida de Unos Mille envolveu lovers da marca, monitoramento de redes sociais e a linguagem nativa da internet. “O diálogo com o consumidor mudou e ele quer fazer parte da criação das narrativas das marcas que ele gosta. O que fizemos foi simplesmente juntar algo que conectava a Fiat emocionalmente às pessoas e deixar com que elas nos ajudassem também a escrever os novos capítulos da nossa história. A corrida é um gatilho para uma entrega maior de conteúdo, onde os protagonistas são os amantes da Fiat”, diz Bárbara.

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