Claro e Net terão 4K e streaming ilimitado para a Copa

Buscar

Claro e Net terão 4K e streaming ilimitado para a Copa

Buscar
Publicidade

Marketing

Claro e Net terão 4K e streaming ilimitado para a Copa

Transmissão terá conteúdo do SporTV e da Fox Sports; Oi também anuncia 4K


12 de junho de 2018 - 13h47

Rodrigo Marques, diretor de estratégia e gestão da Claro, Daniel Barros, CEO da Net, e Paulo César Teixeira, CEO da Claro, anunciam as estratégias da Claro e da Net para a transmissão da Copa do Mundo (Crédito: Sérgio Damasceno)

(Atualizada às 14:45 horas) A Net e a Claro, ambas empresas do Grupo América Móvil (que controla também a Embratel), anunciaram nesta terça-feira, 12, um pacote completo para a Copa do Mundo que começa nesta quinta-feira, 14. Será a primeira transmissão em grande escala de um evento quase que totalmente em 4K (ou ultra definição; o 4K tem quatro vezes mais resolução do que o full HD). E quase totalmente porque, das 64 partidas da Copa da Rússia, a Net transmitirá 56 jogos. O conteúdo em 4K é do SportTV, canal da Globosat que detém os direitos de transmissão. A programadora e a operadora móvel também oferecerão a transmissão da Fox Sports, emissora licenciada para o evento. A transmissão em UHD (ultra definição), no entanto, estará disponível apenas para os clientes da Net que assinam o pacote Net Top HD (o de valor mais alto entre as ofertas). As 56 partidas serão transmitidas, ainda, para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Florianópolis, Ribeirão Preto e Santos. Obviamente, o usuário precisará ter uma TV com recursos 4K.

As empresas aproveitaram para lançar dispositivos tecnológicos com o UHD. Tanto os jogos do SporTV quanto os da Fox distribuídos por meio da Net terão o recurso Replay TV, que possibilita voltar ou recomeçar um programa de TV que já começou, mesmo que esteja em transmissão em tempo real. É possível reiniciar programas de até sete dias antes.

Para a Rede Globo, também será a primeira vez que as diferentes plataformas da casa trabalharão unificadas — a própria Globo, o SporTV (que é da Globosat) e o globoesporte.com terão uma única equipe para todas as plataformas. São 197 pessoas, diz a diretora de marketing da Globo, Bianca Maksoud. “Como os jogos, que começarão a ser transmitidos às 9 horas da manhã, não estarão no prime time (no Brasil, a partir das 18 horas até meia-noite), teremos que ter conteúdo para o período da noite com programas de esportes e entretenimento”, afirma Bianca. A Fox Sports, que enviou mais de cem pessoas à Rússia para a cobertura da Copa, também aposta na programação diferenciada para atrair a audiência da transmissão em tempo real e a noturna. Uma das atrações conta com o ex-global Jô Soares, o ex-técnico Wanderley Luxemburgo e o técnico do Fluminense, Abel Braga.

Streaming ilimitado

Outra novidade é uma oferta exclusiva que oferecerá streaming ao vivo tanto do SporTV quanto da Fox de forma gratuita no celular, ou seja, os dados usados não serão descontados da franquia. O CEO da Claro, Paulo César Teixeira, frisa que não se trata de lançar uma oferta de dados ilimitado, e sim um bônus exclusivo para a Copa do Mundo. O streaming pode ser acessado pelo app do Now, que é o serviço de vídeo on demand da Net.

Da mesma forma, o usuário da Claro TV poderá terá acesso ao streaming do Now, afirma o diretor executivo de estratégia e gestão da Claro, Rodrigo Marques. A Claro TV opera a tecnologia DTH, ou TV por assinatura via satélite. Para o streaming, a operadora conta com as redes 4G (que, na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, apenas começavam a ser instaladas) e 4,5G, que cobrem mais de 75% da população brasileira. Outra diferença de2014 é que a base de smartphones passou de cerca de 90 milhões (pouco mais de 32% do total) naquele ano para mais de 170 milhões (pouco mais de 73%) do total de aparelhos até o ano passado.

A Claro também oferece, em primeira mão, a nova plataforma digital Neymar Jr. Experience, que é o aplicativo oficial do jogador. Lançada em parceria com a Digible, a plataforma oferece treinos para melhorar as habilidades no futebol, propõe desafios, experiências exclusivas com o atleta e permite que os clientes compartilhem seus talentos com os demais participantes.Também é possível participar de promoções para conferir treinos, jogos e ganhar camisas autografadas pelo camisa 10 do Paris Saint-Germain. Além disso, os melhores vídeos dos desafios propostos pelo app ainda podem ser postados nas redes sociais do próprio craque. A operadora é a primeira a oferecer o serviço, que roda sobre plataforma tecnológica desenvolvida pela Hi Education, e estará disponível para Android e, em breve, iOS.

E, pela primeira vez, ao menos no Brasil, uma operadora ativa a tecnologia e-SIM, que não exige um chip (SIM card) físico instalado no dispositivo. As configurações da operadora e o número são enviados por meio da própria rede, direto para o equipamento. É o serviço Claro Sync, que permite que o mesmo número e o mesmo plano do smartphone seja utilizado em outros dispositivos conectados. Em um futuro breve, inúmeras aplicações de IoT (internet das coisas), tais como carros conectados, wearables e sensores diversos farão uso da tecnologia e-SIM e de serviços como o Claro Sync.

Oi também anuncia 4K

A Oi TV estreia na tecnologia 4K com a transmissão, pelo canal SporTV, dos jogos da Rússia, de 14 de junho a 15 de julho. A novidade estará disponível para os clientes dos combos Oi Total Solução Completa Top e Oi Total Residencial Top,  desde que tenham o decodificador compatível com a tecnologia. Para o diretor comercial da Oi, Bernardo Winik, é uma iniciativa da Oi TV para que o serviço mantenha a adesão. Na contramão do setor de TV por assinatura, que fechou com retração os anos de 2016 e 2017, a Oi TV registra crescimento mensal há mais de dois anos. para promover o serviço, a Oi promove degustação da transmissão em UHD em 20 lojas próprias em todo o País.

Publicidade

Compartilhe

Veja também