Copa das Marcas: Vivo lidera 5º (e último) jogo do Brasil
Após ocupar o segundo lugar em todas as partidas, operadora brasileira desbanca Guaraná Antarctica e McDonald’s, mais mencionados em outras partidas
Apesar do resultado da partida entre Brasil e Bélgica na sexta-feira, 6, não permitir a continuidade da seleção brasileira na Copa do Mundo Fifa 2018, foi uma empresa brasileira que ganhou o maior número de menções relacionadas a Copa ao seu perfil no Twitter durante o jogo, como mostra o levantamento* realizado pela Scup Social à pedido do Meio & Mensagem. A operadora Vivo, patrocinadora da CBF, recebeu 64,3% dos 23 mil tuítes. Essa partida também foi a que rendeu mais publicações entre todas que a seleção disputou. A maioria (60,8%) foi de teor neutro, 29,3% positivo e 9,7% negativo.

Vivo criou uma plataforma para explicar a letra do Hino Nacional, participou do clipe de “Pa Pum”, música do MC Kevinho para a Copa, fez campanhas com Gabriel Jesus e Paulinho e uma série com influenciadores para descobrir brasileiros inspiradores (crédito: Reprodução)
O grupo de patrocinadores da CBF, portanto, ganhou o primeiro lugar (54,9%), enquanto os patrocinadores das transmissões da Globo, o segundo (35,4%). Os parceiros da Fifa ficaram com o terceiro posto (9,7%).
A operadora também ficou na liderança entre 3 e 5 de julho, período entre o último jogo do Brasil durante a fase de grupos e o jogo nas oitavas de final, posição que ocupa desde o terceiro jogo da seleção brasileira. Nesse período, foram publicados 9,5 mil comentários na rede social: 41,1% para Vivo; 30,5% para 3 Corações (parceira da CBF); 17,7% para Guaraná Antarctica; e 4,2% para Budweiser (patrocinadora da Fifa).
https://twitter.com/vivobr/status/1015307011813265408?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1015307011813265408&ref_url=http%3A%2F%2Fwww.meioemensagem.com.br%2Fwp-admin%2Fpost.php%3Fpost%3D276435%26action%3Dedit
As menções no Twitter durante os três dias somou 9,5 mil, bem menos que durante a partida contra a Bélgica (23 mil). O teor predominante nas postagens foi neutro (41,6%). Cerca de 37,7% tiveram teor negativo e 20,5% positivo.
*O levantamento considera apenas as informações coletadas pela Scup durante os jogos da seleção brasileira, logo, pode variar caso seja feito com outra plataforma ou sob o cruzamento de várias ferramentas
Vivo X Vivo: a batalha das marcas na Copa