Além do marketing, IA chega ao produto final

Buscar

Além do marketing, IA chega ao produto final

Buscar
Publicidade

Marketing

Além do marketing, IA chega ao produto final

Algoritmos já trabalham em fragrâncias de O Boticário, comunicação da Natura com consultoras, sistemas de navegação do Virtus e transações do Bradesco


31 de outubro de 2018 - 9h00

 

O lançamento do perfume criado por IA está previsto para 2019 (Crédito: Reprodução)

O primeiro perfume criado por um sistema de inteligência artificial já existe. Ele foi anunciado na semana passada, em Nova York, por meio de uma parceria entre O Boticário e a casa de fragrância Symrise. O desenvolvimento da fragrância, que será comercializada a partir de 2019, foi possível por meio de uma versão de IA criada pela IBM Research.

Jean Bueno, gerente de perfumaria de O Boticário, explica que ela foi criada a partir do perfil da pessoa que a utilizaria. O sistema de IA recebeu detalhes como: destinado para quem quer aproveitar a vida, geração millennial, de quem é livre para escolher, curiosos e em busca de novas experiências. Com esse perfil e outras variáveis, o sistema criou diversos tipos de combinações.

“Um sistema de IA não consegue cheirar uma fragrância, mas pode aprender rapidamente o desempenho de milhões de fórmulas alinhadas às preferências das pessoas. O perfumista cheira essas fórmulas e faz os ajustes necessários”, explicou Richard Goodwin, pesquisador e cientista da IBM Research.

No ano passado, a Volkswagen lançou o primeiro carro com manual cognitivo. O Virtus foi o primeiro modelo do Brasil a ter recursos de conectividade e digitalização baseados em inteligência artificial. O carro responde aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações que contém no manual do carro e permite uma nova forma de interagir com o veículo oferecendo uma nova experiência tecnológica. Atualmente, a tecnologia já pode ser encontrada na Tiguan e no Jetta.

O Bradesco foi o primeiro banco a utilizar a inteligência artificial no Brasil. O projeto usa o Watson em um call center interno do banco que, por meio de um chat, responde às perguntas dos funcionários sobre processos e produtos internos para melhor atendimento dos clientes. A solução está em operação em seis mil agências e tem resposta para mais de 200 mil perguntas sobre mais de 59 produtos do Bradesco.

E voltando a falar em fragrâncias, a Natura criou, recentemente, uma nova forma de se comunicar com suas consultoras por meio de um sistema de IA. O objetivo maior era tangibilizar a relevância das vendas por relações por meio de um formato que valorizasse o olhar para o indivíduo, seu contexto e necessidades. A comunicação passou a ser individualizada e em oito meses de utilização houve um aumento na taxa de abertura de e-mail destinado às consultoras. O que antes era, em média, de 21% passou para 47%.

 

O Virtus foi o primeiro modelo do Brasil a ter recursos de conectividade e digitalização baseados em IA (Crédito: Reprodução)

“Nós nos projetamos como uma empresa que cresce junto com nossa rede de consultoras, e é por isso que implementar a tecnologia IBM para nossos processos tem sido fundamental. Nós não segmentamos nossas consultoras por idade ou localização geográfica, mas pensamos nelas como indivíduos. A solução da IBM nos permite analisar melhor seus perfis, comportamentos, preferências, alcançá-las através de seu canal preferido que pode ser e-mail, SMS ou telefone”, disse diretor de operações comerciais da Natura, Jorge Franchella.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Apresentação do cantor marcaria a abertura do espaço de eventos do Mercado Pago Hall; Mercado Livre adquiriu naming rights do local em janeiro

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil