Free Cone Day comemora 40 anos com ativismo

Buscar

Free Cone Day comemora 40 anos com ativismo

Buscar
Publicidade

Marketing

Free Cone Day comemora 40 anos com ativismo

Além de distribuir sorvete de graça, Ben & Jerry’s convida o público a assinar a petição do WWF pelo fim do descarte de plástico nos oceanos


9 de abril de 2019 - 6h15

 

Edição do Free Cone Day 2018, em Recife (crédito: divulgação)

Nesta terça feira, 9, a Ben & Jerry’s realiza sua 40° edição do Free Cone Day, ação que celebra o aniversário da marca distribuindo sorvetes de graça para o público. Em seu quinto ano no Brasil, a ativação fechou uma parceria com o WWF e pretende sensibilizar o público sobre a poluição plástica no mundo, promovendo a assinatura da petição Oceano Sem plástico. O evento será realizado nas 21 lojas da rede no País e pretende distribuir cerca de cem mil bolas de sorvete durante as oito horas de ação.

Segundo André Lopes, diretor da Ben & Jerry’s no Brasil, a ativação se relaciona com a história da marca e seus propósitos. Ele conta que o primeiro Free Cone Day foi realizado pelos fundadores da companhia em 1979 como uma forma de agradecimento aos consumidores pelo primeiro ano da sorveteria. Atualmente, a ativação é o maior evento global da empresa e acontece simultaneamente em toda a rede de sorveterias.

Na ação, qualquer pessoa pode pegar o sorvete gratuitamente quantas vezes quiser, seguindo as regras de consumir uma bola por vez e respeitar a fila de prioridade. É nesse ambiente que a marca explora as potencialidades do contato com os consumidores. “ Como temos uma relação muito próxima com o nosso público, esse é o momento de interagir com eles e garantir que a fila seja um ambiente superpositivo e produtivo para a marca”, afirma André.

O diretor explica, ainda, que durante o evento as missões da marca precisam ficar claras para o público. Por meio da ativação, o grupo busca explicitar a qualidade de seu produto, a construção de uma economia justa e sustentável com a cadeia de fornecedores da empresa e o ativismo desenvolvido pela marca nos campos da justiça social e climática. Baseada nesse pilar, a companhia apresenta sua parceria com o Fundo Mundial para a Natureza.

Na terça-feira, voluntários do WWF e da Ben & Jerry’s vão conscientizar o público sobre a poluição plástica e convidá-los a assinar a petição online, que pede pela regulamentação do descarte de plástico nos oceanos. O objetivo da parceria é arrecadar mais de dez mil assinaturas durante o evento. Além disso, o grupo apresenta o Free Cone Day 2019 como o primeiro evento 100% sem plástico da marca. Nos últimos anos, a celebração apoiou causas como o fim da destruição de corais e exploração de petróleo na Amazônia, com o Greenpeace, e o aquecimento global, durante a COP 21, em 2017.

Além da ação em parceria com o WWF no dia do evento, André conta que a agenda de eliminação de resíduos plásticos faz parte do calendário da marca. Desde o fim de 2018, a companhia substituiu materiais plásticos de uso único, como canudos e pazinhas por similares feitas com material biodegradável. O grupo também trabalha em conjunto com a consultoria Bomera para diminuir os impactos e eliminar o material de toda a cadeia de produção da rede.

O diretor salienta, ainda, que tanto a consultora quanto a Ben & Jerry’s fazem parte do Sistema B, movimento global que visa fortalecer empresas que usam a força do mercado para solucionar problemas sociais e ambientes. “Não é uma questão de marketing de causa. Nós vamos falar sobre uma ação, mostrar ela para o consumidor e convidá-lo a ter uma ação de verdade que gere mudança sistêmica na sociedade”, garante André.

Para Gabriela Yamaguchi, diretora de engajamento do WWF Brasil, o relacionamento construído entre marca e consumidor facilita a penetração do conteúdo de causas como a eliminação de resíduos plásticos. “A relação afetiva e de confiança dos consumidores com as marcas é estabelecida por meio do posicionamento e da reputação que essas marcas constroem. É só por meio de uma coerência e de uma consistência de atuação dentro e fora das empresas que podemos desenvolver ações como essa”, explica a diretora.

Desde 2015, quando o vídeo de uma bióloga mostrando uma tartaruga engasgada por um pedaço de canudo plástico viralizou nas redes sociais, marcas como Omo, McDonald’s, Nestlé, Procter & Gamble, Braskem e várias outras se posicionaram apresentando medidas para reduzir a produção e descarte de plástico em suas companhias.

*Crédito da foto no topo: Divulgação

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Liga Esportiva Nescau terá investimento ampliado nos próximos dois anos

    Liga Esportiva Nescau terá investimento ampliado nos próximos dois anos

    A previsão é destinar R$ 30 milhões no período e ampliar o número de municípios que recebem o evento

  • Lei Taylor Swift: projeto prevê punições para a prática de cambismo

    Lei Taylor Swift: projeto prevê punições para a prática de cambismo

    Projeto de lei aponta novas penalidades para cambistas envolvidos na venda de ingressos eventos como shows e eventos esportivos, bem como inclui novos tipos de crimes