Itaipava aposta em Ivete, Paulo Bonfá e Alvxaro para o verão
Estratégia da marca para a estação é dividida em três partes que duram seis meses: pré-verão, verão e Carnaval

Campanha do verão da Itaipava é protagonizada por Ivete Sangalo e pelo radialista e humorista Paulo Bonfá (Crédito: Reprodução)
O verão é a época do ano mais importante para a Itaipava do ponto de vista de comunicação. E todo seu investimento nesse período dão frutos. No Carnaval deste ano, por exemplo, a marca do Grupo Petrópolis foi a mais mencionadas nas redes sociais, segundo levantamento da WMcCann, feito dentro da plataforma Stilngue by Blip.
E, para o verão de 2025-2026, a Itaipava pretende evoluir a sua estratégia do último, apostando em três grandes momentos. “Para esse ano, o nosso objetivo está muito focado em além de ser a marca mais mencionada, queremos ser a marca escolhida”, revela Diego Santelices, head de comunicação externa e mídia do Grupo Petrópolis.
Chamada de pré-verão, a primeira fase dessa estratégia começou em outubro, quando a companhia estreou uma campanha, criada pela WMcCann, que trouxe o influenciador Álvaro Xaro de volta ao personagem “Homem Itaipava”, como ficou conhecido na internet. Além dos filmes para a TV aberta e redes sociais, essa ação contou com a Central do Gole, uma série de oito vídeos curtos onde o creator respondeu às críticas sobre a marca.
A segunda fase, intitulada verão, teve início nesta semana, com o lançamento de uma campanha estrelada por Ivete Sangalo e pelo radialista e humorista Paulo Bonfá. Também criada pela WMcCann, com o mote “A sede de verão pede Itaipava com orgulho”, a comunicação quer mostrar que quem gosta de Itaipava tem orgulho de demonstrar isso independente do ambiente. Veja abaixo:
Esse segundo momento conta com uma estratégia de mídia 360º, que inclui ativações em mídia exterior em diversas cidades do país e o envelopamento de um trem da Linha 9–Esmeralda da CPTM, em São Paulo.
A estratégia de conteúdo dessa etapa da campanha também envolve episódios produzidos em parceria com o canal Embrulha Pra Viagem, além de materiais que reforçam o conceito e de pílulas com Ivete e Bonfá. Essas pílulas derivam da história do filme para a TV e foram criadas em parceria com influenciadores, como “Amigo Caloteiro”, com Caio Afiune, e “A Escalação de Orgulho”.
A terceira fase dessa estratégia é centrada no Carnaval, mas ainda está na etapa do planejamento. No entanto, Santelices destaca que terá Ivete Sangalo como figura central.

Álvaro Xaro protagoniza campanha da Itaipava
O executivo explica que o objetivo da Itaipava com esses três momentos é manter a marca relevante durante seis meses. “Dentro da nossa sazonalidade, esses seis meses são fundamentais para o negócio. A maior parte do nosso investimento fica focada nesse momento”, ressalta, enfatizando a importância do verão para impulsionar as vendas de Itaipava.
Renovação com Ivete Sangalo
Como parte de sua estratégia de comunicação para a estação, mas não só, recentemente, a Itaipava também renovou até 2027 a sua parceria com a cantora Ivete Sangalo. Além disso, a marca confirmou o patrocínio da “Clareou”, nova turnê da artista com foco no samba.
Além disso, o contrato com Ivete Sangalo foi renovado por mais dois anos, resultado do sucesso da parceria em aumentar a percepção de qualidade e conectar-se com diversos públicos.
A marca também patrocina a turnê “Clareou” da cantora, uma forma de ativá-la em praças estratégicas fora do período do carnaval. “A Ivete é uma figura sempre foi muito marcada pelo Carnaval, mas ela é muito versátil. Então, conseguimos usar no São João, na campanha de verão. Com essa turnê, conseguimos ativar até em outras datas. Tem sido uma turnê muito importante, porque ela está em praças estratégicas, como Salvador, São Paulo, Belo Horizonte”, complementa Santelices.
Assim como o verão, a música é um território super importante para a Itaipava. A marca integra o time de patrocinadores do Prêmio Multishow, que acontece no dia 9 de dezembro, no Rio de Janeiro, pelo terceiro ano. A marca patrocina a categoria “Revelação com Orgulho Itaipava”, que homenageia os novos nomes da cena musical brasileira.
Tendências da indústria
Por fim, observando as tendências do mercado de bebidas no Brasil, Santelices aponta para a aceleração de portfólios, com destaque para produtos zero álcool, como a Itaipava Zero, que passou por um reposicionamento no ano passado.
Outra forte tendência, no seu ponto de vista, é o uso de influenciadores e conteúdo gerado pelo usuário (UGC) para criar uma comunicação mais orgânica e autêntica. Segundo o executivo, a Itaipava tem apostado bastante nessa estratégia. “Os resultados têm sido muito bacanas. Temos visto que o que falamos na comunicação da marca vem refletido com o conteúdo orgânico”.
