FCA desiste de fusão com Renault

Buscar
Publicidade

Marketing

FCA desiste de fusão com Renault

Grupo ítalo-estadunidense afirma que problemas políticos na França impedem o acordo, apesar de concordar que a parceria ainda seria vantajosa


6 de junho de 2019 - 9h12

Crédito: divulgação

A Fiat Chrysler desistiu da fusão com o grupo Renault. A decisão foi tomada em reunião do conselho administrativo da companhia realizada na noite dessa terça-feira, 5. Em comunicado, a empresa afirma que a condição política da França seria impeditiva ao acordo. O governo comandado por Macron é acionista da Renault.

Segundo nota, a FCA “permanece firmemente convencida quanto à lógica sólida e transformadora da proposta”, mas buscará a complementariedade das tecnologias automotivas emergentes, como carros elétricos e autônomos, por outros meios.

Com a parceria, a preocupação do governo francês se baseava, principalmente, na fuga de postos de trabalho para a Itália, que seria um parque industrial mais barato. Apesar disso, em comunicado divulgado no pedido de fusão, a FCA havia afirmado que o plano de ação não fecharia nenhuma fábrica.

A perspectiva do acordo estaria causando mal-estar entre a companhia francesa e a Nissan, que são parceiras na Aliança, que inclui também Mitsubishi, há duas décadas. Isso porque os ativos da FCA não eram entendidos como complementares pela montadora japonesa – em mercados como os EUA, a Fiat é uma de suas principais competidoras.

Entre o Grupo Renault e a FCA, entretanto, as oportunidades no horizonte eram, principalmente, a junção da tecnologia de carros elétricos da francesa com a de veículos autônomos da italiana. Caso o acordo fosse consumado e aprovado pelos órgãos antitruste, o resultado seria a terceira maior montadora do mundo, com um valor aproximado de US$ 35 bilhões.

Por meio de nota, o Grupo Renault afirma que está desapontado de não ter a oportunidade de continuar a buscar um acordo para a proposta da FCA.

*Crédito da imagem no topo: Tramino/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira