“Dificuldades” é a Palavra do Ano no Brasil

Buscar

“Dificuldades” é a Palavra do Ano no Brasil

Buscar
Publicidade

Marketing

“Dificuldades” é a Palavra do Ano no Brasil

Pesquisa do termo que represente “o espírito do tempo” é feita pela consultoria Cause e Instituto Big Data


6 de dezembro de 2019 - 6h00

O termo que define o ano de 2019 foi detectado por um levantamento da consultoria Cause em parceria com o Instituto Big Data e ele é: Dificuldades. Assim mesmo, no plural, o que segundo Leandro Machado, cientista político e sócio da Cause, significa que os apertos pelos quais os brasileiros passaram vieram de diversos lados, como vida profissional, pessoal ou em relação ao governo. “Compreender o espírito do tempo é importante para definirmos estratégias, e a pesquisa Palavra do Ano é uma maneira de conhecermos um pouco mais sobre o clima atual. A palavra ‘Dificuldades’ ter sido escolhida como a que melhor representa 2019 é algo que reflete os sentimentos vividos no país nos últimos 12 meses”, pontua. O termo foi escolhido por 21% da população.

Nesta que é a 4ª edição do estudo, iniciado em 2016, foram ouvidas em pesquisa online 1.548 pessoas, entre 1º de setembro e 25 de novembro. Além disso, um grupo formado por empreendedores, consultores, artistas e empresários, indicou as palavras que melhor representavam o ano em sua opinião e ajudou a rankear palavras indicadas pela população.

Em 2018, a Palavra do Ano foi “mudança”. Já em 2017 e 2017, foram, respectivamente, “indignação” e “corrupção”. Já ao avaliar 2019 versus expectativas para 2020, os pesquisadores da Cause apontam que 2019 foi visto como regular para a maioria das pessoas. Mas a soma de ótimo (9%) e bom (25%), gerando uma visão positiva para 34% dos pesquisados é maior que os 29% que tiveram um olhar negativo por considerarem o ano ruim (15%) ou péssimo (14%).

O limiar de um novo ano, no entanto, sempre traz uma carga renovada de otimismo nas pessoas. Quando perguntados sobre a expectativa para 2020 em relação à 2019, duas de cada três pessoas afirmaram ser positiva.

Quem também costuma escolher uma “Palavra do Ano” é o dicionário Oxford e o termo para 2019 foi “Emergência climática”, mostrando que a os participantes da análise da editora inglesa têm uma visão mais abrangente de “dificuldades”. Naquele caso, a escolha é feita por meio de debate com um júri que avalia critérios como “potencial duradouro” e “significância cultural” da palavra (ou palavras). Em 2018, o termo de Oxford foi “tóxico”.

 

 

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia