“É hora de provar a capacidade de inovar”, diz CMO da OLX

Buscar

“É hora de provar a capacidade de inovar”, diz CMO da OLX

Buscar
Publicidade

Marketing

“É hora de provar a capacidade de inovar”, diz CMO da OLX

Sandra Montes fala sobre a importância do propósito, da liderança e da importância de buscar maneiras criativas de sair dessa crise


27 de março de 2020 - 13h00

 

Sandra Montes: “As marcas possuem ferramentas que podem contribuir de maneira ágil e inteligente com a sociedade”

Na última quarta-feira, 25, a OLX entrou na lista de empresas que estão fazendo algo para conscientizar ou conter o avanço do novo coronavírus. A empresa lançou a campanha #QuarentenaDoBem, que incentiva os usuários da plataformas a realizarem doações durante a quarentena.

De acordo com Sandra Montes, diretora de marketing da OLX, é o momento de as empresas terem empatia e fazerem valer seus propósitos. De acordo com a líder de marketing da empresa, é fundamental que haja liderança e o empoderamento das equipes para que busquem formas criativas de sair deste momento.

Meio & Mensagem – Como você enxerga o papel das marcas em um momento como este e qual a importância do propósito?
Sandra Montes – As marcas possuem ferramentas que podem contribuir de maneira ágil e inteligente com a sociedade. Seja com seus produtos, serviços ou iniciativas, elas podem e devem usar seus potenciais para assumir o importante papel de contribuir para tornar o mundo melhor.

Os consumidores valorizam e esperam isso das marcas, que estão cada vez mais humanizadas e mais próximas de seu público. A palavra-chave é empatia. Em momentos como o que estamos vivendo hoje, por conta do avanço do novo coronavírus, se as companhias não se mobilizarem de alguma forma, perdem a oportunidade de mostrar que se importam com as pessoas e que conhecem profundamente seus clientes e suas necessidades, e deixam de exercer a sua responsabilidade social, que deveria fazer parte do propósito de todas as marcas.

Quais os aprendizados de resiliência, inovação que você tira desse momento e qual o papel do líder de marketing nessas horas?
Recentemente eu ouvi uma frase que tem pautado meus últimos dias: a liderança pode ser ética ou estética. E, nesse sentido, eu escolho a primeira opção. Em situações críticas como a que estamos vivendo, essa característica de liderança fica mais evidente. É o momento certo para passarmos para nossos times de marketing a relevância de exercitarmos nossa capacidade de inovar e executar de forma rápida e eficiente.

Momentos sensíveis também representam grandes oportunidades. É hora de fazer realmente a diferença e deixar claro o papel relevante do marketing em qualquer companhia. O exercício é diário, principalmente em setores tão dinâmicos como o de tecnologia. Mas ser flexível e saber se reinventar, alterando a rota da estratégia em tempo hábil para apoiar os resultados da empresa é vital.

Qual o papel de marcas neste momento e qual o papel da publicidade?
Minha recomendação é que todos parem por algum momento e se coloquem no lugar de pessoas vulneráveis diante de toda essa dificuldade que estamos vivendo. Reflitam. O que eles precisam? Como podemos contribuir? Quem podemos ajudar? Não sabemos ao certo quanto tempo isso tudo vai durar e nem a extensão das consequências para a economia e para todos nós.

Mas, se agirmos hoje, podemos amenizar os impactos para parte da população. As marcas têm o papel e o poder para contribuir com esse tipo de movimento. Quanto mais marcas se mobilizarem, maior será o efeito positivo na vida de muitas famílias. Juntas, as empresas são mais fortes e a sociedade também e mais rápido retomaremos nosso ciclo de crescimento.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Marca de moda íntima abre plataforma para que criadoras de conteúdo se inscrevam; são considerados critérios como engajamento e alinhamento com a empresa

  • Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Ação visa promover marketplace da empresa norte-americana e contará com episódios divulgados no canal da produtora