BTG Pactual aponta mudanças do consumo na quarentena

Buscar

BTG Pactual aponta mudanças do consumo na quarentena

Buscar
Publicidade

Marketing

BTG Pactual aponta mudanças do consumo na quarentena

Setores como entretenimento, alimentação e beleza apresentaram alta durante o período analisado pela Decode, empresa de data analytics do BTG Pactual


4 de junho de 2020 - 13h03

Home Office e e-learning também impactaram os hábitos do consumidor, durante a quarentena (Crédito: Valentin Russanov/ iStock)

A Decode, empresa de data analytics do BTG Pactual, apresentou nesta semana os resultados da pesquisa O Legado da Quarentena para o Consumo. O objetivo do estudo é identificar os impactos da Covid-19 nos setores da atividade econômica e nos hábitos dos consumidores. A análise foi feita por meio de métricas digitais a partir das alterações de volume nos dados de buscas no Google, tráfego de websites e downloads de aplicativos.

Com base nessas movimentações, o levantamento apontou os setores e produtos que tiveram alta no consumo dos brasileiros, durante esse período, de olho nas tendências que devem permanecer no pós-pandemia.

Entretenimento

Durante a pandemia, o entretenimento tem ajudado o público a enfrentar o isolamento social. A leitura foi um hábito que ganhou força, segundo a pesquisa. As buscas por “melhores livros” no Google aumentaram em 27% desde o início da quarentena. As plataformas de vídeo e música também foram impulsionadas pela rotina de lives musicais, que alcançaram mais de 200 milhões de visualizações apenas em abril. Só o Youtube aumentou seu tráfego em 9% durante o isolamento social.

O streaming de filmes e séries também avançou no período. As pessoas buscaram em média 76% mais por plataformas como Netflix, Amazon Prime e Globoplay. Para reproduzir uma experiência de cinema em casa, o interesse por home theaters e telas de projeção também cresceu. No universo dos games, a busca por consoles de vídeo game cresceu em média 60%.

Saúde

O contexto aqueceu o mercado de saúde e bem-estar. Segundo a pesquisa, dados indicaram que os consumidores estão navegando mais em sites de vendas de remédios. No Google, os produtos mais buscados nesse segmento são os remédios para dormir, para gripes e resfriados e  de controle de diabetes. Naturalmente, os itens relacionados à proteção contra o coronavírus também cresceram substancialmente.

Para manter o bem-estar e ser uma alternativa aos treinos em academias, as buscas por aplicativos de atividade física cresceram em média 291% desde o início da quarentena. O interesse por cuidados com a pele também teve alta de 66%.

Alimentação

Durante o isolamento, as pessoas cozinharam mais em casa. Esse movimento levou a um aumento na busca por receitas na internet. A procura por eletrodomésticos como lava-louças, batedeiras e cooktops também cresceu. Com os restaurantes fechados, o delivery foi outra alternativa que ganhou força. Segundo o levantamento, houve quase nove milhões de downloads em apps de delivery durante o mês de março.

No segmento das bebidas, vinho e cerveja foram os produtos mais pesquisados. E-commerces de vinho tiveram aumento de 15% em seu tráfego na pandemia e as buscas por “abridor de vinho” cresceram 40%, aponta a pesquisa.

Home Office

A mudança forçada para o home office impactou no consumo dos profissionais. Segundo a Decode, as pessoas buscaram formas de adaptar suas casas à rotina de trabalho. A busca por “cadeira para home office”, por exemplo, aumentou em 280%. Plataformas de web meeting como Zoom, Teams e Webex também registraram pico de procura no primeiro mês da quarentena.

Cuidados com a casa

Com mais tempo em casa, as pessoas também buscaram maneiras de melhorar seu ambiente. Os sites das principais marcas de tinta registraram 1,4 milhão de acessos entre fevereiro e março, número correspondente a um aumento médio de 6%. Para por a ideia em prática, as buscas por “como pintar uma parede?” aumentaram 56% desde o início da quarentena.

Educação

Outra opção para ocupar o tempo durante o isolamento social foram os cursos online. O volume de buscas pelo tema cresceu 63%, em relação à média dos períodos anteriores. As plataformas de e-learning Udemy, eDX e Coursera avançaram em média 31% entre fevereiro e março, em volume de acessos.

A procura por cursos de idioma também foi expressiva. O termo “curso inglês online” foi buscado em média 63% mais que nos meses anteriores.

Beleza

Com os salões de beleza fechados, o público precisou adaptar suas demandas ao ambiente caseiro. Segundo a pesquisa, entre fevereiro e abril, houve um aumento 65% nas buscas por “máquina de cortar cabelo”. No Google, os temas ligados à beleza tiveram alta: como fazer sobrancelha em casa (+1.150%); escova rotativa (+300%); comprar tinta de cabelo (+160%).

*Crédito da foto no topo: iStock 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas