Com Nivus, Volkswagen afirma inaugurar categoria

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Com Nivus, Volkswagen afirma inaugurar categoria

Modelo que une SUV e cupê começa a ser divulgado oficialmente em campanha da AlmapBBDO, que também criou nova linguagem visual na comunicação da companhia


27 de agosto de 2020 - 6h00

Nesta quinta-feira, 27, a Volkswagen estreia a campanha de lançamento do VW Nivus — modelo com o qual a montadora alemã inicia o que diz ser uma nova categoria de carros — e um novo brand design da companhia, ambos assinados pela AlmapBBDO.

 

Um crossover entre o formato cupê com elementos de SUV, o VW Nivus é o primeiro modelo da montadora desenvolvido na América Latina, mais especificamente na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A montadora destaca atributos como design moderno, tecnologia, conectividade e segurança.

O modelo vem equipado com acesso sem o uso de chave e botão para dar partida; o VW Play, novo sistema de informação e entretenimento da Volkswagen; aplicativos variados como de delivery; sistema de frenagem autônoma de emergência; controle de cruzeiro adaptativo, que permite que o motorista estabeleça padrões de velocidade e distância entre o veículo da frente, entre outras novidades.

Apesar de as vendas já terem se iniciado, a comunicação do automóvel circula no digital, TV aberta e por assinatura esta semana. Conforme o Nivus comece a ser vendido para os demais países da América Latina, até o final do ano, as peças passam a ser exibidas em outros países da América do Sul, Central e no Caribe (à Europa, a novidade chega no segundo semestre de 2021).

Para além de um modelo de nova classificação, a Volkswagen também decidiu apresentar, com o VW Nivus, sua nova marca e linguagem. De acordo com Leandro Ramiro, gerente executivo de gestão da marca e comunicações da Volkswagen América do Sul, a montadora adotou um tom de voz mais humano, com senso de humor, estimulante, focado e acolhedor e uma linguagem visual mais vibrante, jovial, colorida e natural.

O logo bidimensional ganhou um plano mais aberto, com maior contraste, o permite que ele seja usado com mais flexibilidade na mídia digital e demais formatos, explica Ramiro.

“O logo da Volkswagen é o elo mais importante entre o produto e a marca e representa valores como qualidade, atenção ao detalhe, valor e durabilidade, considerando as pessoas em primeiro lugar com suas emoções, opiniões e estilo de vida”, contextualiza. A assinatura das peças audiovisuais para divulgação também foi alterada. Agora, um tom de voz feminino encerra os filmes buscando transmitir agradabilidade, acolhimento e confiança.

“O momento para inaugurarmos esta nova fase de nossa identidade visual aqui no Brasil foi proposital com a apresentação do nosso grande lançamento do ano, o VW Nivus. Com ele conseguimos expressar o que queremos deste novo design de marca: uma nova atitude, mais versátil, jovem, atual, vibrante, conectada e integrada à diversidade dos tempos atuais respeitando o estilo de cada um. A apresentação dos veículos terá como foco situações realistas e autênticas, com as quais os clientes possam se identificar. As situações e paisagens terão pessoas em destaque, podendo até permitir apenas parte do carro ser visível. O uso dirigido da luz na combinação de cores e formas é outro elemento chave de estilo no novo design da marca. Isso torna sempre marcante e surpreendente o contato com a marca nos mais diversos meios de comunicação e espaços presencias”, coloca.

Com pré-venda feita em julho 100% no ambiente digital — com lives de pré-lançamento, world première (em 60 países), e ferramentas, como o DDX (Digital Dealer Xperience) App Volkswagen Experience, para que o cliente visse em realidade aumentada o carro — o Nivus teve todas as unidades disponibilizadas antes do lançamento oficial vendidas. No primeiro lote, foram 1.200 comercializados num único dia, sem contar a venda em sete minutos da versão Highline Launching Edition, disponível para venda somente pelo site. Um segundo lote com outras 1.000 unidades foi colocado para pré-venda e também terminou em três dias. Além da publicidade, a pré-venda oferecia vantagens como um ano de seguro grátis, pela Porto Seguro, e de mensalidades do serviço Semparar.

Nos meses de junho e julho, a Volkswagen já havia conseguido liderança no mercado pela boa performance de modelos como o SUV T-Cross. Embora classifique o ambiente de negócios atual no País como “atípico e com muitas indefinições”, Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina, afirma que a montadora trabalha “firmemente” para acompanhar a retomada da indústria.

**Crédito da imagem no topo: Divulgação/Volkswagen

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