Pesquisa indica que sucesso de anúncios depende do contexto

Buscar

Pesquisa indica que sucesso de anúncios depende do contexto

Buscar
Publicidade

Marketing

Pesquisa indica que sucesso de anúncios depende do contexto

Realizado pelo Twitter e IPG Mediabrands, levantamento mostra que brasileiro é mais propenso a comprar de marcas em que o anúncio esteja próximo a conteúdos confiáveis


24 de março de 2021 - 6h00

Anúncios em redes sociais e demais plataformas da Internet são uma forma bastante promissora para atrair consumidores, e o conteúdo que aparece no entorno das publicidades é fundamental para o sucesso deles. É o que mostra um levantamento feito pelo Twitter e pela IPG Mediabrands, divisão de soluções de mídia e marketing da Interpublic Group. Batizada de “A Influência do contexto”, a pesquisa indica que o consumidor brasileiro tem mais chances de realizar a compra quando o anúncio da marca – em formato de vídeo – aparece próximo a um conteúdo de confiança que sustente os produtos que estão sendo oferecidos. 

 

Dependendo de onde estão inseridos, anúncios podem ser mais ou menos promissores (Crédito: rupixen/Unsplash)

Para realizar a análise, as empresas mediram, principalmente, aspectos como o tipo de conteúdo que aparece ao lado de cada anúncio e a experiência do usuário em si, com base na forma como tais anúncios são consumidos. 

Camilla Guimarães, gerente de marketing insights & analytics do Twitter Brasil, afirma, em nota, que à medida em que o investimento em anúncios de vídeo continua crescendo – atingindo um custo projetado de $2,61 bilhões no Brasil em 2025 – é crucial que os profissionais de marketing encontrem formas de conexões mais profundas entre as pessoas e as coisas que elas amam e se preocupam. Para ela, o estudo irá revelar diversas oportunidades e uma gama de experiências de publicidade em vídeo para que as marcas possam gerar maior impacto. 

De acordo com as conclusões do estudo, a adjacência de conteúdo é um poderoso promotor de KPIs de marca. Embora o contexto assegure a confiabilidade do anunciante, o indicador é fundamental para impulsionar métricas tradicionais, como positividade da marca e intenção de compra. A pesquisa indica que há um aumento de 10% neste último quesito, uma vez que um pré-roll seja colocado junto a um conteúdo com percepção de alta qualidade, e de 12% em confiabilidade.

Veículos conceituados também têm peso na decisão do consumidor. Resultados mostram que conteúdos considerados premium convertem a percepção em algo positivo e que os anunciantes se parecem mais favoráveis e interessantes, registrando um crescimento de 3% e 4%, respectivamente. 

Quando os ambientes in-feed e off-feed são colocados em pauta, revelam que as diferenças de experiência do consumidor oferecem diferentes benefícios de marca. Potenciais clientes se sentem menos coagidos a acessar anúncios pré-roll que aparecem em um feed do que em um ambiente off-feed, uma vez que passam uma percepção de 7% a mais de serem mais relevantes e terem impacto maior na positividade da marca, contra queda de 1% para o off-feed. A intenção da marca também sobe 9%, enquanto o último apresenta apenas 0,2% de vantagem.  

CGUs em foco

“A Influência do contexto” ressalta que os conteúdos gerados por usuários (CGUs) não são desenvolvidos da mesma maneira e que marcas têm mais vantagem quando aparecem ao lado de conteúdos gerados por criadores verificados, por exemplo. Nessa situação, um anúncio tem 10% mais chances de ser considerado mais relevante, e 8% e 20% mais propensos a serem percebidos como mais confiáveis e divertidos. 

Ainda assim, as empresas advertem que existem diferenças entre conteúdos produzidos por criadores renomados e usuários comuns. Segundo a pesquisa, o CGU do usuário comum pode de alguma forma reprimir o impacto do anúncio quando comparado com o CGU mais produzido. Da mesma forma, um conteúdo CGU qualificado como de alta qualidade é capaz de elevar a intenção de compra em 6%. 

“O conteúdo é crucial quando falamos de eficácia da publicidade. É mais provável que os consumidores tenham uma opinião positiva sobre a marca, bem como uma maior intenção de compra se a adjacência do conteúdo estiver correlacionada com o que é importante para eles”, diz, em nota, Ezra Geld, CEO da IPG Mediabrands Brasil.

*Crédito da imagem do topo: RAPEEPON BOONSONGSUWAN/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Liga Esportiva Nescau terá investimento ampliado nos próximos dois anos

    Liga Esportiva Nescau terá investimento ampliado nos próximos dois anos

    A previsão é destinar R$ 30 milhões no período e ampliar o número de municípios que recebem o evento

  • Lei Taylor Swift: projeto prevê punições para a prática de cambismo

    Lei Taylor Swift: projeto prevê punições para a prática de cambismo

    Projeto de lei aponta novas penalidades para cambistas envolvidos na venda de ingressos eventos como shows e eventos esportivos, bem como inclui novos tipos de crimes