Cade aprova venda da Oi Móvel para Claro, TIM e Vivo

Buscar

Cade aprova venda da Oi Móvel para Claro, TIM e Vivo

Buscar
Publicidade

Marketing

Cade aprova venda da Oi Móvel para Claro, TIM e Vivo

Aprovação está condicionada a medidas que deverão ser adotadas pelas teles compradoras para reduzir a concentração de mercado


10 de fevereiro de 2022 - 13h01

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a venda da Oi Móvel para a Claro, TIM e Vivo, com a aplicação de remédios que devem ser aplicados previamente à conclusão da operação e mais remédios estruturais, como a venda de percentual das estações radiobase (ERBs ou torres) adquiridas da Oi Móvel. A votação pela aprovação da transação foi dividida: três conselheiros do Cade votaram a favor e três contra. A aprovação somente foi possível com o voto de desempate (ou voto de minerva) do presidente da entidade, Alexandre Cordeiro.

No final de janeiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) havia aprovado a aquisição com restrições para a Claro, TIM e Vivo.

Os remédios são medidas que tentam reduzir a possibilidade de concentração de mercado e, assim, garantir a competição. Essas medidas foram estabelecidas por meio de um Acordo em Controle de Concentrações (ACC), que prevê, entre outros pontos:

– Alugar parte do espectro da Oi (frequências que não forem utilizadas) a outras operadoras;
– Oferta pública de venda de parte das estações radiobase (torres) da Oi;
– Oferta de roaming de voz, dados e mensagens para outras operadoras;

As compradoras terão de fazer as ofertas e alugar o espectro antes de a compra ser concluída, segundo decisão do tribunal do Cade. As operadoras queriam cumprir as medidas após a conclusão da operação.

Com isso, as três teles deverão dividir os clientes da Oi Móvel entre si. Desses clientes, a TIM ficará com cerca de 14,5 milhões (36,25% do total), a Vivo com 10,5 milhões (26,25%) e a Claro com os 15 milhões (37,5%) restantes. Essas três passam a deter as seguintes bases: Vivo, 93,8 milhões de assinantes (37,1% do mercado), Claro, 85 milhões (33,6%) e TIM, 66,5 milhões (26,3% do total). ​

As concorrentes de menor alcance, Algar Telecom e Sercomtel (controlada pela Copel Telecom), contestam a venda da Oi Móvel.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira