5G entra em operação oficial no Brasil

Buscar

5G entra em operação oficial no Brasil

Buscar
Publicidade

Marketing

5G entra em operação oficial no Brasil

Serviço está em funcionamento na capital federal nesta quarta-feira, 6, nas redes da Claro, TIM e Vivo


6 de julho de 2022 - 13h23

O Distrito Federal é a primeira capital do País a utilizar o padrão 5G (quinta geração da telefonia móvel). A liberação de uso foi anunciada pelo Grupo de Acompanhamento de Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) na faixa 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) na segunda-feira, 4, e foi efetivada nesta quarta-feira, 6. Com isso, o Brasil, oficialmente, entra na era das redes 5G, cujas velocidades de transmissão chegam a até 10 Gbps (taxa nominal de download). Na comparação, as redes 4G atuais podem atingir entre 100 Mbps a 150 Mbps, ou seja, em alguns casos, a rede 5G pode ser cem vezes mais rápida do que a 4G.

 

Uso de tecnologia 5G no Distrito Federal começa nesta quarta-feira, 6 (Crédito: Reprodução)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que Brasília servirá como piloto para as demais capitais. A exploração do serviço é das operadoras TIM, Claro e Vivo. São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa devem ser, segundo a Anatel, as próximas cidades a receberem o 5G, porém, ainda sem previsão de datas.

A escolha das cidades é feita mediante análise individual e reuniões constantes estão sendo feitas pelo Gaispi, com a próxima marcada para o dia 13 deste mês. Inicialmente, o prazo inicial para a implementação do 5G em todas as capitais era 31 de julho. No entanto, no mês passado, o Conselho Diretor da Anatel aprovou o prazo adicional de 60 dias, diante da impossibilidade de entrega de equipamentos pela indústria para a mitigação de interferências nas estações de satélite.

Operação em Brasília
A Claro informou que o sinal está disponível em Brasília nas regiões do Plano Piloto e Lago Sul, com a expectativa de chegar, gradativamente, a outras áreas da cidade. A empresa explicou que nenhuma alteração de contrato de plano será exigida do usuário. “Basta que o cliente tenha um plano ativo da Claro e um celular compatível para passar a utilizar o novo 5G+”, afirmou, em nota.

A expectativa inicial, segundo a Claro, é que o 5G+ alcance velocidades de até 1 Gbps, sofrendo variações de acordo com o tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo no momento.

Com a liberação oficial da frequência 3,5 GHz, a TIM anunciou que a operação conta com a ativação de cem antenas, que resulta no alcance de 50% da população brasiliense. Além disso, nos próximos dias, devem ser ativadas mais 64 antenas, com o alcance estimado de 65% da área. Quanto à velocidade, a taxa de navegação para downloado deve chegar à ordem de 10 Gbps, ou seja, até cem vezes mais que a rede 4G. A TIM divulgou que clientes do pós-pago TIM Black e TIM Black Família poderão “turbinar” os planos de internet superiores a 50 GB, além de terem acesso à navegação ilimitada na plataforma Twitch. Os usuários não precisam trocar o chip, basta ter aparelho compatível.

Ainda em junho, a Vivo promoveu ação de merchandising sobre essa rede na novela Pantanal, ao levar o 5G para a fazenda de Zé Leôncio, personagem interpretado por Marcos Palmeira. À época, a empresa divulgou que participação no folhetim tinha o objetivo de destacar os produtos da empresa voltados ao segmento empresarial e do agronegócio.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas