Por que as startups estão demitindo colaboradores?

Buscar

Por que as startups estão demitindo colaboradores?

Buscar
Publicidade

Marketing

Por que as startups estão demitindo colaboradores?

Com início de um novo ciclo econômico e capital escasso, empresas precisam reduzir a queima de caixa e provar sua lucratividade


9 de agosto de 2022 - 6h00

Em abril, a notícia sobre uma onda de demissões na startup de venda e aluguel de imóveis QuintoAndar gerou discussão. Nas redes sociais, os usuários questionavam o fato de meses antes a companhia ter sido patrocinadora do Big Brother Brasil. Em comunicado, o QuintoAndar afirmou que as demissões geraram uma redução de 4% da equipe.

Dois meses depois, a empresa de análise Empiricus demitiu 12% do quadro de funcionários, número que pode representar mais de 70 profissionais. No mês seguinte, a plataforma de compra e venda de imóveis Loft também reduziu 12% do seu quadro.

 

(Crédito: Anton Vierietin – Shutterstock)

 

Ainda que emblemáticos, esses são só alguns dos casos de startups que anunciaram grandes demissões nos últimos meses. Outros nomes como Ebanx, Kavak, Facily, Vtex, Favo e Liv Up somam-se a essa lista.

Ainda que pareçam medidas isoladas, há um fator que une os cortes e momento vivido pelas startups: o início de um novo ciclo econômico. Basicamente, para superar a fase mais crítica da pandemia da Covid-19, os países fizeram uso de estímulos monetários, como uma injeção de liquidez e a baixa nas taxas de juros. Por liquidez, entende-se a facilidade com que um ativo, seja bem ou investimento, pode ser convertido em dinheiro. Estão incluídos nesses estímulos, os auxílios financeiros que foram dados à população.

Desde o fim do ano passado, o que temos visto não é só o fim desses estímulos, como outros fatores agravantes como a guerra na Ucrânia, que gerou uma crise energética, e pressões na cadeia de suprimentos. Somados, esses fatores representam mais inflação – ou seja, aumento geral no preço de bens e serviços – taxas de juros mais altas e menos liquidez. A economia esfria. “O que estamos vendo é a volta desse ciclo expansionista”, define Dan Yamamura, cofundador da Fuse Capital, gestora de venture capital.

A mudança no mercado afeta diretamente as startups. No momento de abundância de capital, é mais fácil para essas empresas captarem investimentos e sustentarem um modelo agressivo, que privilegia o crescimento. No entanto, quando o cenário é instável, esses mesmos investidores deixam de aportar seu dinheiro em investimentos arriscados para buscar ativos mais seguros, como a renda fixa, que ganhou valor com a alta dos juros.

Com recursos mais escassos, a estratégia de crescimento acelerado, por meio de rodadas de investimento, se torna mais difícil. Dessa forma, as companhias serão cobradas a comprovar sua lucratividade, apresentar uma gestão eficiente do uso de caixa e comprovar a sustentabilidade do negócio. Gustavo Gierun, CEO do Distrito, defende que o crescimento acelerado em detrimento de um caixa sustentável não é necessariamente uma falha, mas algo que fazia sentido no cenário de alta liquidez.

“Os investidores sabiam e escolhiam entrar nessas empresas porque a lógica das startups já prevê certa velocidade. O que pode se tornar uma falha é demorar a perceber essa mudança de mercado, e seguir projetando queima de caixa para crescimento. Em pouco tempo, o dinheiro pode acabar e a operação se tornará insustentável”, aponta o executivo.

Para contornar esse cenário, o confundador da Fuse Capital afirma que as startups vão precisar dominar a “arte de frear”. Isso é entender como continuar operando, mas com menos queima de caixa. Ou seja, gastando menos dinheiro. “As startups que não sabem gerenciar esse cenário vão sofrer”, afirma o executivo. Em contrapartida, ele lembra que companhias tradicionais já passaram por diversos ciclos econômicos e conseguiram se adaptar e sobreviver.

Nesse sentido, além dos cortes de custo, incluindo em equipe, essas empresas passam a rever o quanto estão dispostas a investir para conquistar um cliente, na comparação com o que esse mesmo usuário vai gerar de receita ao longo do tempo. Na prática, a pressão para monetizar os clientes, o que até então não era uma prioridade, se intensifica.

Ainda assim, Thiago Soares Zaidan Maluf, managing director da Igah Ventures reforça que o mercado vai continuar avançando no sentido da tecnologia. “Esse segmento vai continuar crescendo”, aponta. Despontam ainda opções alternativas de investimento, como modelos de crowdfunding, leilão aberto e a emissão de ações para startups do mercado primário.

Publicidade

Compartilhe

Veja também