Marketing

Budweiser promete cerveja grátis ao campeão da Copa

Após as restrições em relação à venda da bebida no Catar, patrocinadora do Mundial faz anúncio de ação no Twitter

i 21 de novembro de 2022 - 6h01

A Copa do Mundo Fifa Qatar 2022 começou com restrições a uma das principais patrocinadoras do evento. Por decisão das autoridades do País, a Budweiser, parceira oficial do Mundial, não poderá comercializar sua bebida no entorno dos estádios que receberão os jogos, com exceção da versão sem álcool.

Anunciada na sexta-feira, 19, a decisão pegou de surpresa o público, que chegou a protestar sobre a falta de cerveja no entorno dos estádios no jogo da abertura, disputado entre Qatar e Equador neste domingo, 20. As cervejas e demais bebidas alcoólicas só podem ser comercializas na Fan Festival, espaço oficial da Fifa para receber o público que acompanha os jogos – e somente após as 19h.

A situação gerou uma crise a ser administrada pela Fifa, que em nota divulgada nas redes sociais citou a “compreensão” da AB Inbev em relação à decisão.

Logo depois que decisão das autoridades do Qatar foi tomada, a Budweiser chegou a fazer uma postagem classificando a medida como “estranha”. O post foi apagado em seguida.

Horas depois, a marca de bebidas voltou ao Twitter para anunciar uma nova estratégia: a patrocinadora da Copa do Mundo promete fornecer um estoque de Budweiser ao país campeão do Mundial. Veja:

Segundo juristas, a decisão da Fifa poderia configurar o que se chama, no Direito, de Factum Principis – ou Fato do Príncipe – quando o governo emite uma ordem que torna o cumprimento de uma obrigação ou contrato impossível. A modalidade é considerada de força maior. Essa aplicação poderia, inclusive, isentar a Fifa de possíveis penalidades.