Geração Z: metade dos jovens já “cancelou” alguma marca

Buscar

Geração Z: metade dos jovens já “cancelou” alguma marca

Buscar
Publicidade

Marketing

Geração Z: metade dos jovens já “cancelou” alguma marca

Pesquisa realizada pelo Grupo Consumoteca aponta que jovens consumidores da América Latina estão mais exigentes em relação à postura e ações das empresas


28 de novembro de 2022 - 6h00

Atentos em relação à atuação das empresas além do propósito comercial, os membros da geração Z não hesitam em deixar de lado algum produto ou serviço se identificarem algo que vá contra seus valores.

 

Geração Z

(Crédito: Shutterstock)

A pesquisa inédita “Geração Z Pelas Lentes Latinas”, realizada pelo Grupo Consumoteca, aponta que 50% dos jovens da região já “cancelaram”, ou seja, deixaram de consumir ou boicotaram alguma marca por conta de alguém escândalo.

O estudo foi realizado com 2 mil jovens com idades de 17 a 24 anos, que moram no Brasil, Argentina, Colômbia e México, pertencentes às classes A, B e C.

Para a head de pesquisas do Grupo Consumoteca, Mariana Roale, a geração Z constrói uma relação horizontal com as marcas e as olha de maneira humanizada, o que tem dois impactos: por um lado, facilita a proximidade e o diálogo sobre desejos e demandas e, por outro, também cobra uma postura humana quando essas empresas erram. “Os Zs não esperam perfeição por parte das marcas e até duvidam quando sentem que uma empresa projeta uma imagem de perfeita. O que eles mais esperam é uma postura transparente de quem assume suas falhas e busca evolução constante”, diz Mariana.

Apesar de críticos, os membros da geração Z também parecem flexíveis à mudança de opinião. Entre aqueles que deixaram ter deixado de consumir alguma marca por conta de algum escândalo, 20% disseram que esse “cancelamento” foi temporário. Já 30% preferiram romper as relações com aquelas empresas definitivamente.

A pesquisa apontou, ainda, que 56% dos entrevistados acham importante se posicionar de acordo com o contexto em que vivem, já que as ideias e cenários mudam constantemente.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas