CES: 5 tendências de tecnologia de consumo

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CES: 5 tendências de tecnologia de consumo

O Consumer Electronic Show começa no próximo dia 7, em Las Vegas


3 de janeiro de 2014 - 1h53

Do ProXXima

No universo digital, a virada do ano significa a chegada de mais um Consumer Electronics Show (CES), uma das principais feiras do mercado de tecnologia. Entre os dias 7 e 10 de janeiro, mais de 150 mil pessoas irão a Las Vegas para revelar ou simplesmente saber quais são as últimas novidades para os consumidores do mundo todo.

Embora a maioria dos produtos seja lançada fora do evento, como os lançamentos de marcas como Samsung, Google e Apple, o CES ainda dá o tom de como será o ano da tecnologia. Na edição de 2013, foram apresentadas novidades como os comandos por gesto nos dispositivos móveis e novas maneiras de interagir com computadores.

TVs 4K se tornam realidade
Neste ano, o CES apresentará a tecnologia dos televisores 4K em estágio avançado: telas grandes com mais funcionalidades. Tanto a Samsung quanto a LG anunciaram planos para mostrar TVs 4K que seriam capazes de reproduzir a melhor imagem possível. E o mais importante é que veremos o progresso no conteúdo de empresas que estão preocupadas em como os portadores dessas TVs podem obter filmes 4K. Tecnologias como os conectores HDMI 2.0 permitirão resolução 4K em 60 frames por segundo.

A explosão dos wearables
Durante décadas, empresas exibiram no CES algum produto tecnológico fashion ou um acessório sensacionalista como o biquíni solar. No entanto, 2014 é o ano em que a tecnologia wearable chega para ficar, como consequência de um rápido progresso do mobile e do negócio de apps.

A Samsung não emplacou com o smartwatch Galaxy Gear, mas não impedirá que outros tentem. Mas não espere lançamentos de grandes marcas, é mais provável que modelos menos ambiciosos sejam mostrados, além de dispositivos fitness como o Nike+ Fuelband.

Não dá para falar de wearable sem mencionar os smart glasses. O Google Glass reavivou a então categoria pouco falada e fez com que concorrentes se mexessem para aproveitar esse mercado nascente antes que o Google finalmente lance a versão para o consumidor em algum ponto de 2014. Espere óculos com câmeras e modelos especializados como o Recon Jet durante o CES.

Biometrics
Sensores dedo e scanners de olho não são novidade, mas a presença deles na tecnologia de consumo foi mínima até o lançamento do iPhone 5S no ano passado. Agora, fabricantes de tablete e smartphones estão se esforçando para construir scanners de dedo em seus dispositivos. E não para por aí. Graças ao iPhone, toda a categoria de biometrics está ganhando popularidade. Além da presença desse recurso nos dispositivos móveis, a aposta é de que esteja presente em fechaduras. Haverá muita discussão sobre o assunto.

A internet das coisas personalizadas e direcionada por dados
A “internet das coisas” é um termo do qual não podemos escapar, e o conceito ganhará dimensões ainda maiores no CES. A ideia de frigideiras conectadas e outras tecnologias domésticas estão por aí há anos, mas companhias como Nest e Philips começaram a apontar a direção para a real utilidade desses produtos.

Nos últimos anos, apps e serviços da web foram beneficiados pelas informações pessoais, e essa tendência está passando para utilitários domésticos, gadgets pessoais e outros hardwares. A ideia é fazer com que o produto tenha só uma finalidade, mas quando conectado a uma rede, especialmente uma com sensores, seu poder se multiplica.

O mesmo conceito se aplica aos carros. Montadoras ambiciosas como a Audi deram passos para desenvolver sistemas para painéis “smart”. Há boatos de que a empresa deve anunciar uma parceria com o Google para uma nova geração de carros conectados.

No futuro, a internet personalizada, com seus dados, sempre acompanhará você. Espera-se que as informações em tempo real melhorem a vida das pessoas em muitos aspectos, alguns óbvios e outros nem tanto. O CES dará um gostinho dessa sensação.

Impressão 3D e Imagem
Não resta dúvida deque a impressão 3D está crescendo, mas ainda enfrenta dois problemas: as impressoras são caras e tirar fotos de objetos 3D para imprimir também. Empresas estão tentando inovar com impressoras mais baratas e scanners mais fáceis de usar, para que o segmento se torne mainstream num futuro próximo.

Com informações do Mashable

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