Fraudes atingem 63% dos consumidores brasileiros
Relatório do Varejo, da Adyen, aponta que perdas globais com fraudes chegaram a R$ 11,2 milhões em 2024

(Crédito: Shutterstock)
Quase dois terços dos consumidores brasileiros (63%) já foi, em algum momento, vítima de alguma fraude relacionada a pagamento, segundo a edição de 2025 do Relatório do Varejo, feita pela provedora de tecnologia Adyen, divulgado nesta quarta-feira, 16.
Somente no ano passado, 42% das pessoas sofreram algum tipo de golpe financeiro e o valor médio dessas perdas aumentou 44% em relação ao ano anterior. Em 2024, a média das perdas com fraudes no Brasil era de R$ 2.022,46 e, neste ano, subiu para R$ 2.903,96.
O relatório foi conduzido pela Censuswide e contou com a participação de mais de 41 mil consumidores e 14 mil varejistas, de 28 países. Entre eles, estavam 2 mil consumidores e 500 varejistas brasileiros.
O estudo mapeou os impactos das fraudes entre os varejistas. Segundo o relatório, 60% dos empresários brasileiros reportagem que já tiveram perdas de até R$ 4,35 milhões com fraudes. Na média global, as perdas chegam a 11,2 milhões em 2024 (em 2023, o valor era de R$ 8,3 milhões).
Para 22% deles, os custos com transações fraudulentas e estornos têm impacto financeiro significativo no negócio.
As empresas também têm apontado que as tentativas de fraude aumentaram no último ano: 30% das empresas relataram essa percepção de crescimento.
IA e fraudes
A pesquisa também apontou que parte dos entrevistados (23%) temem que a inteligência artificial aumente os casos de fraudes e golpes.
Apesar disso, 48% das empresas já vêm utilizando a IA para tentar prevenir fraudes nas transações financeiras. O estudo apontou, ainda, que 41% dos varejistas querem investir em inteligência artificial para aumentar a segurança.
O estudo também apontou como o receio em relação às fraudes afeta o comportamento dos consumidores. Entre os entrevistados, 25% afirmam que não permitem que seus dispositivos lembrem, automaticamente, de dados bancários e de pagamentos por medo de eventuais fraudes.
Além disso, 31% utilizam biometria na autenticação de compras. Já 26% afirmaram que se sentem mais confiantes quando as empresas de varejo pedem dupla autenticação na hora de efetivar transações.