Geledés reflete sobre presença negra em cargos de liderança
Criada pela Artplan, campanha alerta para a necessidade de inclusão no ambiente de trabalho

Campanha homenageia líderes negros na história brasileira (Créditos: Divulgação)
No mês da consciência negra, o Geledés — Instituto da Mulher Negra estreia uma campanha de reflexão sobre a escassez de pessoas negras em cargos de destaque nas empresas.
Sob o mote “Quem vem depois”, a iniciativa tem o propósito ampliar a visibilidade e a representatividade do Instituto, bem como provocar uma reflexão sobre a urgência da equidade no ambiente de trabalho.
Apesar dos avanços sociais no País, muitas pessoas negras que chegam a cargos de liderança ainda são “as primeiras e únicas” em suas áreas. Há quase quatro décadas, o Geledés atua no combate ao racismo e na defesa dos direitos das mulheres negras, reforçando a importância de transformar essas conquistas individuais em oportunidades coletivas.
A campanha reúne grandes personalidades do movimento negro, pioneiras em suas respectivas áreas, e propõe um olhar crítico sobre a ausência de continuidade nessas trajetórias
Entre os nomes homenageados, estão: Joaquim Barbosa, primeiro presidente negro do Supremo Tribunal Federal; Antônio Alberto Lopes, primeiro diretor negro da Faculdade de Medicina da UFBA; Zulu Araújo, primeiro e único doutor negro em Relações Internacionais na Bahia; Ana Maria Gonçalves, primeira mulher negra eleita para a Academia Brasileira de Letras; Benedita da Silva, ex-governadora do Rio de Janeiro; Nilo Peçanha, primeiro presidente negro do Brasil; e Sônia Guimarães, primeira e única mulher negra docente do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
O objetivo é reconhecer o valor desses profissionais que se tornaram marcos fundamentais na luta pela representativdade negra, ao mesmo tempo em que reforça a necessidade de um compromisso coletivo para que uma mudança efetiva aconteça.
A campanha será veiculada no site oficial do instituto, redes sociais, rádio e mídia out-of-home. Além disso, influenciadores e celebridades — como o ator Lázaro Ramos e a atriz Taís Araújo — ampliam o alcance da mensagem por meio de ativações digitais.