BandNews FM testa modelo que combina música e jornalismo

Buscar

BandNews FM testa modelo que combina música e jornalismo

Buscar
Publicidade

Mídia

BandNews FM testa modelo que combina música e jornalismo

Com a proposta de expandir para cidades menores, emissora começa a testar a transmissão mista de conteúdo


29 de novembro de 2017 - 16h20

Mario Baccei, vice-presidente de Rádios do Grupo Bandeirantes (Crédito: Celina Filgueiras)

Lançada há 12 anos com a premissa de fornecer conteúdo jornalístico 24 horas, a BandNews FM começa a experimentar um novo modo de atuação a partir desta semana. A rede deverá começar também a tocar música. A cidade paranaense de Maringá será a primeira praça a receber o modelo. Segundo Mario Baccei, vice-presidente de rádio do Grupo Bandeirantes, a ideia é levar a emissora a cidades menores; atingir novas fatias de público, tanto em termos de região como de faixa etária; e repaginar o estilo de uma das principais marcas jornalísticas do grupo.

Estamos adaptando o formato da emissora para praças que não comportam a estrutura de uma BandNews FM completa. Nosso foco com esse formato é atender mercados de até 500 mil habitantes”, explica Mario. O projeto também visa expandir a presença da rádio, que transmite sua programação na Grande São Paulo (pela geradora de rede) e possui filiais em Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Curitiba, Espírito Santo, Fortaleza, João Pessoa e Manaus. Essa última, inclusive, foi inaugurada recentemente e marcou a entrada na emissora na região Norte do Brasil.

Apesar da música, a BandNews FM mantém o conteúdo jornalístico. “O novo formato contempla canções nacionais e internacionais do gênero adulto contemporâneo e mantém o DNA da BandNews FM: jornalismo ágil e de qualidade”, conta o vice-presidente de rádio. “A BandNews FM Maringá vai transmitir os principais noticiários nacionais da emissora, como o Jornal da BandNews, com Ricardo Boechat, Carla Bigatto e Eduardo Barão; o BandNews no Meio Dia, com Carla Bigatto e Felipe Bueno e o É da Coisa, com Reinaldo Azevedo, André Coutinho, Alexandre Bentivoglio e Maiara Bastianello. Os principais colunistas da BandNews FM, como Monica Bergamo, José Simão, Dora Kramer, Rosely Sayão e Milton Neves, também estarão na programação dos municípios menores”, diz Mario. A essas atrações de veiculação nacional, o grupo acrescenta a cobertura do noticiário local, além da produção de programas e conteúdos próprios para a região.

Embora seja diferente do modelo de programação criado pelo grupo há mais de uma década, a “nova” BandNews FM não terá marca e nem nomenclatura diferente da emissora principal. Em Maringá, a programação será transmitida na frequência 105,7 FM. A escolha da cidade paranaense se deu pela captação da oportunidade e demanda pelo conteúdo de rádio no local.

O Grupo Bandeirantes está definindo um cronograma de expansão para lançar outras emissoras sob esse formato. Mario Baccei conta que a próxima localidade escolhida para receber o modelo é o interior de São Paulo. “Estamos em negociações avançadas”, antecipa. Além da expansão do formato híbrido, o Grupo Bandeirantes também quer ampliar o alcance da BandNews tradicional, com programação 100% jornalística. Mario revela que, nos próximos três meses, outras três capitais do Nordeste deverão contar a presença da rádio. “Nosso foco sempre é a notícia. Acredito que a estreia em Maringá nos levará a dezenas de outras cidades que estejam precisando de jornalismo nacional ágil e de qualidade. Estamos atendendo a uma demanda do mercado”, afirma o executivo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • InfoMoney fecha acordo com NYTimes, Harvard Business e Fortune

    InfoMoney fecha acordo com NYTimes, Harvard Business e Fortune

    Movimento fortalece jornalismo de negócios do mercado financeiro; InvestNews, do Nubank, formalizou parceria similar com The Wall Street Journal

  • Projor e Google investem R$ 100 mil em projetos jornalísticos

    Projor e Google investem R$ 100 mil em projetos jornalísticos

    Fundo de Inovação Contra a Desinformação, que tem patrocínio do Google News Initiative, seleciona os cinco projetos que receberão recursos