IVC supera 120 mil faces de OOH auditadas
Recorde representa amadurecimento de monitoramento do setor, segundo Pedro Silva, presidente do instituto
30 de agosto de 2019 - 16h56O Instituto Verificador de Comunicação (IVC) auditou, em julho, mais de 123 mil faces de out-of-home em todo o Brasil, em 21 mil pontos. O recorde representa um marco na tecnologia de checking da empresa, que passou por testes em 2016 e veio a público em 2017. Segundo Pedro Silva, presidente do IVC, hoje “é possível entender o ambiente em que cada tela está inserida e sua visibilidade na vizinhança”.
Uma das principais conquistas é convertida em confiança para planejamento e investimento. “Antes o mercado apenas tinha estimativas”, diz Pedro. “Cada uma destas telas no IVC tem endereço, localização, está funcionando e foi auditada. Esta segurança para o mercado é fundamental para o meio ser incluído antecipadamente em planejamentos e disputar sua parcela do meio publicitário.” Ele acrescenta que o sistema não só verifica a campanha que estão nessas faces, mas também a instalação e a duração da exposição e, se for uma tela digital, a frequência de exibição.É difícil estimar quantas faces há no Brasil em sua totalidade. Mas o IVC, que tem cobertura nacional, verifica as faces de 23 veículos. Transportes é o segmento com mais telas: 33 mil, seguido de mobiliário urbano (22 mil), elevadores (18 mil), aeroportos (14 mil), estabelecimentos comerciais (6 mil) e grandes formatos (125 faces).

Pedro Silva, presidente do IVC (Crédito: Eugênio Goulart)
Ter mais dados sobre o setor é um objetivo importante do mercado publicitário, já que OOH é um formato em expansão no País. Em 2008, foi a terceira mídia a receber mais investimentos, R$ 1,4 bilhão, com 8,4% do share de investimentos publicitários do País, segundo dados do Cenp-Meios.
“Acreditamos que a auditoria de OOH está madura e é bem aceita pelo mercado”, afirma Pedro. “Os desafios são aumentar o alcance para empresas e cidades menores e continuar aperfeiçoando tecnologia buscando maior agilidade e rapidez.”