Marquee: entenda a ferramenta de marketing musical do Spotify

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Marquee: entenda a ferramenta de marketing musical do Spotify

Recurso pretende ajudar na divulgação de lançamentos de artistas, Brasil é o 1º da América Latina a receber a tecnologia


13 de julho de 2022 - 14h00

Segundo dados do Spotify, em média, mais de 15% das pessoas acessaram a inserção de lançamento via Marquee no período de duas semanas. (Crédito: Divulgação)

O Spotify anunciou nessa quarta-feira, 13, a chegada ao Brasil do Spotify Marquee. A ferramenta de gerenciamento de campanhas do Spotify for Artists ajuda os criadores a divulgarem seus lançamentos.

Como funciona? 

Segundo os dados apresentados, os ouvintes impactados pela inserção são duas vezes mais propensos a salvar a música ou adicioná-la às suas playlists pessoais. 

Através da ferramenta, a recomendação patrocinada aparece em tela cheia na tela inicial do mobile para usuários que já seguiram ou se envolveram com o artista, levando-os à página do lançamento. Josephine Ruiz Healy, senior product marketing manager de native ads, afirma que o recurso publicitário se diferencia por permitir a segmentação de ouvintes com base nos históricos de audição, em vez de dados demográficos ou interesses amplos.  

“Está é uma ferramenta de marketing feita especialmente para equipes de música. Isso impacta quem eles alcançam e como os alcançam. Os artistas podem atingir diferentes partes de seu público com base na maneira como eles os escutaram no passado, sejam ouvintes que se interessaram recentemente, ouvintes casuais até os mais próximos. Essas opções ajudam os artistas a alcançarem o público certo para qualquer que seja sua estratégia de lançamento”, explica a executiva.  

Além disso, Josephine afirma que o fato do anúncio aparecer quando o usuário está buscando músicas para ouvir  – diferente de outras redes sociais, em que ele até é impactado, mas pode estar ocupado fazendo outra coisa ou rolando o feed – também afeta o resultado final da ação. Para novos artistas, ela aponta que esses dois caminhos os ajudam a tornar usuários que chegaram até o artista por hits que estão em alta no momento, em fãs mais ativos. 

“Nosso objetivo é construir as ferramentas de marketing mais performáticas e eficazes na era do streaming. Há muita coisa entrando no Spotify todos os dias, os artistas precisam de ferramentas que os ajudem a se destacar. Agora, mais do que nunca, achamos que estamos posicionados para entregar uma ação efetiva, conhecemos as pessoas certas com as quais os artistas podem se conectar, podemos alcançá-los em um lugar que eles já estão realmente interessados em ouvir músicas e podemos relatar insights que importam para eles”, reflete.  

A tecnologia está disponível via área comercial do Spotify e pode alcançar uma audiência internacional nos 14 mercados que contam com o Marquee: Argentina, Brasil, Áustria, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Liechtenstein, Mônaco e Suíça. Os dados revelam que, em média, mais de 15% das pessoas acessaram a inserção de lançamento via Marquee no período de duas semanas. 

Destaque regional 

O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber a ferramenta. Segundo Regina Escamilla, senior creator product marketing manager international, o País registrou um crescimento de receita musical de 32% em 2021, o  maior nível da região. E não só tem uma indústria nacional em expansão, como os estudos e estatísticas da plataforma mostram São Paulo como uma cidade líder global em fluxos totais de novos conteúdos.  

 “O Brasil também tem um papel fundamental na condução da cultura musical em todo o mundo. Somos realmente movidos por estrelas brasileiras, como Xamã, Jovem Dionísio, que estão deixando sua marca em globalmente. Então, estamos muito entusiasmados em ajudar artistas e suas equipes no Brasil a promover seus novos lançamentos”, revela a executiva.  

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