Como as marcas podem garantir a entrega de conteúdo relevante?

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Como as marcas podem garantir a entrega de conteúdo relevante?

Não importa o canal ou o meio, o objetivo central do conteúdo permanece o mesmo: conduzir o público pelo ciclo de vendas para que tomem a decisão consciente da compra


3 de novembro de 2016 - 16h45

O cenário do marketing mudou significativamente com a introdução das mídias sociais – novos caminhos que não existiam há alguns anos atrás têm apresentado aos profissionais da área um espectro de ferramentas poderosas para apoiar e fortalecer suas estratégias de marketing. Todos os dias, há 500 milhões de tweets, 52 milhões de posts no Instagram e 10 bilhões de views dos vídeos no Snapchat – estes números ilustram claramente a grandeza do barulho social no momento; mídia social não é mais simplesmente gerar curtidas no Facebook, é um mundo cheio de insights e oportunidades para os negócios. Mas com grandes possibilidades vem grandes responsabilidades. Como as marcas podem assegurar que elas estão compartilhando o conteúdo certo, no momento certo, e atingindo seu público alvo?

Não importa o canal ou o meio, o objetivo central do conteúdo permanece o mesmo: conduzir o público pelo ciclo de vendas para que tomem a decisão consciente da compra

Definindo o bom conteúdo
O conteúdo das mídias sociais vem em muitas formas: ele pode ter a forma de um infográfico, um vídeo, uma imagem, um post em um blog, e até mesmo o tweet mais simples pode ser classificado como conteúdo. Não importa o canal ou o meio, o objetivo central do conteúdo permanece o mesmo: conduzir o público pelo ciclo de vendas para que tomem a decisão consciente da compra. As marcas estão interferindo na vida das pessoas nos canais sociais, competindo com seus amigos e familiares por sua atenção. Para que um post tenha destaque, ele precisa contar uma nova estória e entregar uma experiência inovadora que entretenha e/ou eduque seu público-alvo, tocando em pontos apaixonantes para atrair um interesse inicial. Não fazer isso pode resultar em posts com efeitos adversos, irritantes ou ofensivos ao público alvo, afastando-os de sua marca. Da mesma forma, pode ser cansativo e frustrante para as pessoas serem bombardeadas com enormes quantidades de posts, que podem acabar empurrando-as aos braços de seus concorrentes. O conteúdo deve ser compartilhado na frequência certa e em quantidades digeríveis.

Gerando ROI através de conteúdo social
Só porque um post gera milhares de views ou compartilhamentos, isto não significa que ele causou impacto. Conhecer quais conteúdos e quais canais apresentam os melhores resultados de investimento social é crucial para garantir que o seu conteúdo contribua para atingir metas de negócios mais desafiadoras.
Para envolver verdadeiramente seu público e transformar possíveis clientes em clientes fiéis, é fundamental surpreender e encantar o seu público frequentemente. O sucesso de sua campanha será determinada por sua capacidade de prever com precisão qual conteúdo faz mais sentido, qual linguagem e tom deve ser usado e onde promovê-lo. O conhecimento do pensamento e desejos de seu público é sempre o primeiro passo. Você pode, então, entender exatamente o que o sensibiliza … ou não. Então como escolher os canais certos para concentrar sua marca? Um bom ponto de partida é analisar seu conteúdo histórico para determinar o quê conquistou maior número de visitantes e envolvimento em cada plataforma social. Uma nova pegada digital é criada cada vez que alguém posta algo no Twitter, Facebook ou Instagram – e cada vez que outra pessoa se engaja, essa impressão cresce. Coletar, processar e analisar estes dados pode revolucionar seu planejamento de mídia e assegurar que seu investimento em conteúdo maximize seu retorno sobre o investimento social.

Só porque um post gera milhares de views ou compartilhamentos, isto não significa que ele causou impacto. Conhecer quais conteúdos e quais canais apresentam os melhores resultados de investimento social é crucial para garantir que o seu conteúdo contribua para atingir metas de negócios mais desafiadoras.

Tempo é tudo
Depois de entender quais conteúdos impactam seu público, você precisa identificar a melhor hora do dia para atingi-lo. Para ser bem sucedido, considere o ritmo do dia para sua audiência – hora do almoço ou antes e depois de uma reunião é quando as pessoas são suscetíveis de dar uma olhadinha rápida no Twitter ou Instagram. Por isso, programar suas mensagens para a hora do almoço, ou imediatamente antes ou após este período, o ajudará a cortar ruídos e aumentar sua chance de engajamento. Conhecimento exato de quando publicar seu conteúdo e quão maior é o alcance e visibilidade que este conteúdo está recebendo através desta abordagem estratégica irá ajudá-lo a provar o impacto do investimento social no negócio.

Mensurando o sucesso
Uma vez que o conteúdo é criado e postado, os profissionais de marketing precisam medir sua performance em tempo real. Se alguma coisa sobre o conteúdo ou a hora de sua inserção não está provocando engajamento, é melhor entender e corrigir imediatamente ao invés de esperar dias antes de fazer ajustes. Os profissionais de marketing precisam de ferramentas de análise de mídias sociais que lhes permitam responder rapidamente `as constantes mudanças nas conversas sociais. Isso os capacitará para ter conversas mais informadas sobre o valor do social com as partes interessadas em todos os níveis do negócio.
As empresas usam as mídias sociais para ajudar a alcançar uma variedade de objetivos, seja para conduzir as pessoas pelo ciclo de vendas, aumentar a satisfação do cliente, ou simplesmente para compreender por que os clientes agem de uma determinada maneira. De qualquer modo, os princípios fundamentais para um marketing bem sucedido nas mídias sociais são os mesmos: entregar o que seus clientes desejam, quando e onde quiserem.

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