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A fórmula de crescimento da Océane

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Marketing

A fórmula de crescimento da Océane

Marca completa 16 anos de mercado, com crescimento em duplo dígito, quer levar lojas-conceito para fora de São Paulo e lançará linha de produtos de beleza focada na geração Z


11 de abril de 2024 - 12h23

Michel Chehaibar, na loja do shopping Eldorado, em São Paulo; as quatro unidades que serão abertas em 2024 estarão em pontos fora da capital paulista (Crédito: Arthur Nobre)

A marca de produtos de maquiagem e acessórios de beleza Océane surgiu pelas mãos de Michel Chehaibar há 16 anos, inicialmente, importando lencinhos removedores de esmaltes, que não existiam no Brasil, e sob o nome Océane Femme.

A ideia de investir no segmento de beleza era diversificar os negócios da empresa da família, o Grupo Promex, predominantemente do setor têxtil. Mas para atuar num mercado já bem competitivo no País, o insight de Chehaibar foi justamente o de garimpar, especialmente no mercado asiático, produtos que seriam novidade aqui e equilibrassem bem os fatores qualidade e preço acessível.

Para que isso fosse possível, o modelo – até hoje – é verticalizado, ou seja, é ele mesmo quem visita fábricas em locais como Coreia do Sul e China e negocia a produção com os fornecedores.

O portfólio continuou crescendo – posteriormente usando apenas o nome Océane – para esponjas e pinceis de maquiagem, até que em alguns anos, a marca entrou no mercado de maquiagem em si, sempre desenvolvendo localmente toda a identidade visual de cada linha.

O plano deu certo e a empresa tem registrado crescimento em duplo dígito. “A pandemia fez com que todo mundo passasse a conhecer a Océane, tanto em skincare quanto em maquiagem”, conta o CEO da Océane.

Outra estratégia – de produto e de comunicação – para as linhas de maquiagens, foram as colaborações. A primeira foi feita com o maquiador da Globo, Ale de Souza. Depois, vieram outras com Larissa Manoela, Mari Saad, Marilia Mendonça e Nádia Tambasco.

Target amplo

Os públicos-alvo da marca são as classes A, B e C, mas buscando “ter um preço bom para todo mundo”. Em 2024, a Océane deverá lançar de 70 a 100 SKUs.

Alguns dos lançamentos mais recentes foram os sticks de blush e iluminadores. E, em maio, haverá um grande lançamento de uma linha de maquiagem voltada à geração Z, com cerca de 20 SKUs, chegando primeiro às lojas os itens de maquiagem e, num segundo momento, os de skincare.

Seguindo o objetivo de sempre encontrar o melhor fornecedor para cada tipo de produto, hoje, 80% dos itens são fabricados fora do País (Coreia do Sul, China e Taiwan) e os 20% produzidos localmente são da linha capilar, pois o Brasil é considerado referência em pesquisa e desenvolvido desse tipo de produto, dada a diversidade da população local.

No que diz respeito a canais de vendas, o e-commerce representa 30% do faturamento de R$ 250 milhões, que deve crescer 20% este ano. O restante vem, em grande parte, da venda dos produtos para outras varejistas, dos setores farma, Beauty e moda, como Drogasil, Panvel, Sephora, Renner, Riachuelo, C&A, Mundo do Cabelereiro e Soneda.

Às quatro lojas físicas exclusivas da Océane – localizadas nos shoppings paulistanos Pátio Paulista, Eldorado, Iguatemi e JK Iguatemi – se juntarão outras quatro este ano, sendo os locais mais prováveis Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e uma capital do Nordeste, ainda em escolha. “Não queremos ser um concorrente do nosso cliente”, ressalta o CEO, ao explicar que as lojas funcionam como flagships.

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