Ale combustíveis instala boneco gigante em jogo do Corinthians
Ativação da companhia homenageia clube paulista em seu aniversário de 109 anos

Torcedor inflável mede 23 metros de altura (Divulgação)
Durante a partida entre Corinthians e Atlético Mineiro, que aconteceu no último domingo, 1° de setembro, o patrocinador do clube paulista levou ao estádio um boneco de posto gigante, com 23 metros de altura. A iniciativa foi criada em parceria com a Espalhe para homenagear o time alvinegro, que completou 109 anos na ocasião, além de impactar o público presente na Arena Corinthians.
A ativação também incentivou a hashtag #OMaiorLoucoDoBando nas redes sociais, aproveitando o ambiente criado para gerar a interação e o compartilhamento por parte dos torcedores em plataformas como Instagram. Segundo a companhia, a ação pontual faz parte de uma sequência de movimentos que reforçam o patrocínio da Ale ao clube, parceria que começou em março de 2019.
O acordo com o time paulista, que mantem a marca nas laterais da camisa de todos os uniformes até março de 2020, é considerado pela empresa como uma retomada de investimentos da Ale aos esportes. No jogo rápido abaixo, o diretor de marketing da companhia, Diego Pires, fala sobre a ação pontual e como ela está conectada com a estratégia de patrocínio ao Corinthians e com a relação histórica da marca com o futebol.
Meio & Mensagem – A é pontual ou está alinhada com alguma estratégia da marca, com ou sem o clube?
Diego Pires – Essa ação é pontual, mas está alinhada a uma série de iniciativas de marketing esportivo visando elevar a curva de nossa percepção de marca. Não somente na praça de São Paulo, mas também em todo o país, já que há corintianos em toda parte. Nossa expectativa é criar um momento que todo corintiano se recorde. O dia em que o grito da torcida “tomou forma” e se materializou num torcedor gigante, impulsionando o time para frente. A nossa ideia é levar essa mesma emoção para os postos também, já que vamos instalar réplicas menores do bonecão em postos Ale de São Paulo e oferecer para os clientes brindes relacionados com a ação. Já na internet, será lançada uma landing page na próxima semana, em que os internautas poderão interagir com o bonecão.
Qual é balanço da parceria com o Corinthians até o momento?
No primeiro semestre deste ano, definimos uma série de ações de marketing esportivo, incluindo o patrocínio ao Corinthians, e podemos afirmar que já tivemos um retorno muito significativo em termos de imagem de marca. Também estamos patrocinando a equipe Full Time Sports, na qual o piloto Rubens Barrichello compete na Stock Car, o piloto Dudu Barrichello na USF2000 e o Rally dos Sertões. A Ale mantém um tracking do retorno de todas as ações de comunicação que realiza. Recentemente, fizemos uma pesquisa nacional que apontou uma necessidade de incrementarmos nosso reconhecimento de marca e nossa consideração de marca. Essas ações de marketing esportivo colaboram para que incrementemos o reconhecimento, gerando awareness em praças onde tínhamos um handcap relevante. Um ponto muito importante para a Ale é enaltecer a sua relação com seus revendedores (donos dos postos de combustíveis e serviços). Assim, o patrocínio representa uma plataforma muito interessante para realizarmos ações de relacionamento, visto que a Ale possui um camarote no estádio.
Quais outras iniciativas com o clube já foram realizadas?
Nosso objetivo não é apenas trazer os revendedores para ter a experiência na Arena Corinthians, mas também levamos a energia do “bando de loucos” para a pista de nossos postos. Por conta disso, outra iniciativa é uma blitz em referência ao Corinthians que estamos fazendo, durante dois meses, em 70 postos em todo o Brasil. O objetivo é ativar os postos Ale com o patrocínio nas regiões com maior número de torcedores corintianos em algumas cidades do Brasil. Os postos selecionados recebem a blitz com chamadas ao vivo em rádio, carro de som, promotoras, locutor, balão inflável durante duas horas em cada posto. Há distribuição de brindes personalizados Ale e Corinthians para os consumidores que abastecem e seguem a página da marca no Instagram. Também já realizamos outras ações com o clube nos últimos meses.
Em quais outros momentos a Ale já esteve presente no futebol?
Nas duas últimas décadas, a Ale patrocinou equipes e campeonatos de futebol no Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Um dos destaques foi o patrocínio ao Flamengo, quando o time foi campeão brasileiro em 2009. Nesse período, promovemos várias ações para amplificar os patrocínios: estendemos uma camisa do Flamengo de 200 m² em um prédio na Gávea, no Rio de Janeiro, no dia do aniversário do time. Para o Vasco, trouxemos o torcedor que estava mais longe (Japão) para assistir a final do campeonato brasileiro de 2011. Já na final da Copa do Brasil de 2011, a Ale bancou o combustível de todos os torcedores vascaínos que foram assistir à final da competição em Curitiba. Também vale ressaltar a ação “Cabine de Twitter”, que promovemos quando patrocinamos o Estádio do Engenhão (2010) no Rio, em que convidávamos celebridades para narrar os jogos com transmissão na rede social.
Imagem de topo: Sandro Schuh/ Unsplash