Americanas prevê retomada dos lucros até 2025

Buscar

Americanas prevê retomada dos lucros até 2025

Buscar
Publicidade

Marketing

Americanas prevê retomada dos lucros até 2025

Após fraude nos resultados financeiros e prejuízo de R$ 12,9 bilhões em 2022, varejista apresenta novo plano de negócios para os próximos dois anos

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


16 de novembro de 2023 - 11h08

A Americanas comunicou seu novo plano de negócios até 2025 com diretrizes após a fraude de resultados praticada pela antiga diretoria. A empresa espera atingir mais de R$ 1,5 bilhão (já com desconto de aluguéis) em geração de caixa no ano em questão.

americanas

Novo plano de negócios da Americanas prevê reestruturação de áreas e fortalecimento do “figital” (Crédito: Leandro Marques/Shutterstock)

No ano passado, a varejista registrou um prejuízo de R$ 12,9 bilhões, bem como patrimônio líquido negativo em R$ 26,7 bilhões.

Segundo a companhia, todos os elementos da fraude já foram ajustados nos balanços apresentados e uma nova gestão já está à frente dos negócios. Ademais, a organização realizou ajustes e melhorias em áreas como marketing, tecnologia e estrutura logística a partir do novo contexto de atuação da plataforma digital

A “Nova Americanas”, conforme indica o comunicado, foca no fortalecimento do protagonismo “figital”. O plano, já em curso, ainda tem como pilares importantes a renovação das lojas físicas, otimização dos custos de ocupação e a revisão de processos para oferecer excelência na jornada dos consumidores.

Além disso, a Americanas aposta no portfólio de serviços financeiros customizados da Ame e pela diversidade de retail media. Com o último, a companhia rentabiliza seus ativos através da publicidade.

“Acreditamos que, com este plano, a Americanas estará pronta para renovar seu papel de relevância no varejo brasileiro. Não será fácil, não será simples, mas será feito”, afirma Leonardo Coelho, CEO da Americanas, em nota à imprensa.

O informe aponta que a plataforam digital também olhará para o marketplace e para Online to Offline (O2O). O foco visa oferecer mais sortimento e conveniência para os clientes da Americanas em todo o Brasil.

Já com a Ame, carteira digital da varejista, a pretensão é alavancar o fortalecimento da marca, aplicando seu programa de loyalty para aumentar o engajamento de clientes, bem como estimulando cashback e meios de pagamento.

Black Friday da Americanas

Apesar dos desdobramentos da fraude financeira, a Americanas segue presente com campanhas sazonais.

Para a Black Friday, a varejista preparou o Cesta Truck. Desenvolvida pela WMcCann, a ação leva um caminhão personalizado com a famosa cestinha vermelha da marca em uma versão gigante a treze cidades do Brasil até a próxima sexta-feira, 24.

Os gerentes de lojas, que divulgam as ofertas em redes sociais, participam de campanha com celebridades xarás que têm os mesmos nomes que eles. Deborah Secco, Rafael Portugal e Yasmin Castilho, entre outros, estão envolvidos na ação.

Além disso, em estratégia omnichannel, a Americanas irá divulgar sua Black Friday na TV Globo e em 14 lives transmitidas em seu app próprio, Instagram, Facebook e TikTok.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • B3 retira Braskem do Índice de Sustentabilidade Empresarial

    B3 retira Braskem do Índice de Sustentabilidade Empresarial

    Com desastre em Maceió, a Braskem deixa de integrar o índice da B3 na próxima sexta-feira, 8, cancela participação na COP28 e vê ações caírem

  • Nuvemshop adquire empresa para impulsionar IA

    Nuvemshop adquire empresa para impulsionar IA

    Compra da Perfit fomenta negócios em inteligência artificial e marketing de automação para pequenas e médias empresas