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Apple faz oferta por marca iPad na China

Americanos teriam oferecido US$ 16 milhões, mas chineses querem US$ 400 milhões


10 de maio de 2012 - 3h01

Um novo capítulo da briga entre a Apple e a chinesa Proview pelo uso da marca iPad, no país asiático está em curso. Segundo o site de tecnologia TNW, a Apple entrou em “sérias negociações” com a Proview, com o objetivo de resolver a longa batalha legal sobre os direitos da marca chinesa iPad e representantes da empresa norte-americana teria feito uma oferta de US$ 16 milhões pela marca.

Uma reportagem, via Beijing Times, dizia que a Apple havia oferecido 100 milhões de yuans, o equivalente aos US$ 16 milhões citados pelos direitos de uso da marca, mas a descapitalizada Proview não teria aceitado os termos e estaria requisitando pelo menos US$ 400 milhões para apaziguar seus credores, entre os quais há oito bancos chineses.
A notícia cita fontes próximas às negociações entre a Apple e a Proview. Um dos credores desta empresa, a Fubon Insurance já teria reclamado débitos de US$ 8,68 milhões, pedindo que a empresa fosse colocada em liquidação.

Compensações totais de US$ 400 milhões estariam bem distantes dos US$ 2 bilhões que a companhia chinesa demandou numa ação judicial nos EUA no início deste ano, e que foi rejeitada pelos tribunais americanos na semana passada.

Notícias de que a Apple estaria cedendo terreno na luta pelo direito da marca iPad haviam sido divulgadas, após o advogado da Proview – Xie Xianghui – dizer a jornalistas chineses que “a atitude da Apple mudou” e que ambos teriam começado a desenhar um acordo.
O caso se arrasta desde 2010, mas ressurgiu este ano quando a Apple contestou uma decisão de que a Proview seria a proprietária legal da marca iPad na China, a despeito do fato de a Apple ter comprador seus direitos de uma empresa de fachada.

A Proview indicou interesse em fazer um acordo com a Apple em fevereiro deste ano, mesmo mês em que o presidente da empresa chinesa, Yang Rongshan, alertou a companhia de Cupertino, de que ela deveria compensá-los “adequadamente” para garantir a propriedade sobre a marca.

No entanto, o caso teve uma pauta por conta do fato de um dos credores da Proview ter entrado com um pedido de liquidação da empresa, no início deste mês. Desde então, diz ainda o TNW, parece que a companhia está na dependência de um pagamento em dinheiro da Apple para quitar seus débitos.

A Apple lançou seu mais recente iPad em março, expandindo as vendas para outros mercados no mês seguinte. No entanto, a empresa ainda não lançou o produto na China, esperando resolver o problema sobre a marca, antes de lançá-lo por lá.
 

wraps

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