Bets superam receita de R$ 25 bilhões até maio
Desempenho do setor em 2025 ultrapassa estimativas realizadas no período pré-regulamentação que projetavam valor anual entre R$ bilhões 8 e R$ 20 bilhões
Bets superam receita de R$ 25 bilhões até maio
BuscarBets superam receita de R$ 25 bilhões até maio
BuscarDesempenho do setor em 2025 ultrapassa estimativas realizadas no período pré-regulamentação que projetavam valor anual entre R$ bilhões 8 e R$ 20 bilhões
Fernando Murad
1 de julho de 2025 - 6h05
Receita do mercado de apostas esportivas supera projeções (crédito: divulgação)
A Receita Federal acumula R$ 3,026 bilhões em arrecadação com a tributação das empresas de apostas esportivas de janeiro a maio deste ano, o que representa alta de 23.000%. Apenas em maio, o número chegou a R$ 814 milhões. O valor total é referente à alíquota de 12% sobre a receita bruta das bets, a chamada Gross Gaming Revenue (GGR).
A partir da alíquota é dos dados de arrecadação disponibilizados pela Receita Federal é possível estimar que a receita bruta do setor de apostas esportivas no Brasil superou R$ 25,2 bilhões nos primeiros cinco meses do ano. O valor supera projeções feitas antes da regulamentação do mercado.
Em agosto do ano passado, por exemplo, o Itaú publicou relatório com estimativas de tamanho e impacto no consumo do setor de apostas online. A partir do balanço de pagamentos, a instituição financeira projetou receita anual do setor na casa entre R$ 8 bilhões e R$ 20 bilhões, com valor mediano de R$ 12 bilhões. Os patamares já foram superados em apenas cinco meses do ano, de acordo com os dados disponibilizados pela Receita Federal.
Desde 1º de janeiro, está em vigor a regulamentação do setor de apostas esportivas no Brasil. O pagamento das outorgas das bets gerou R$ 2 bilhões. Durante o período de transição para o ambiente regulado, milhares de sites irregulares foram tirados do ar. Na comunicação, as bets passaram a mudar o tom de campanhas e a abordar com mais ênfase o “jogo responsável”.
Já neste ano, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 2.985/2023, que institui uma série de novas regras em relação à publicidade das casas de apostas online. O texto proíbe a participação de artistas, atletas, influenciadores, membros de comissões técnicas profissionais, comunicadores, autoridades ou qualquer pessoa física, mesmo como figurante na comunicação das bets.
Compartilhe
Veja também
Como a Visa fomenta a indústria gamer na América Latina?
Andrés Mociulsky, diretor de marketing da Visa LAC para Gaming, destaca as três frentes nas quais a companhia investe neste segmento
Pressão por resultado redefine o papel da inovação nas empresas
Diante de um cenário econômico instável e da busca por retorno tangível, companhias invertem prioridades e colocam a eficiência operacional como principal motor para inovar, segundo levantamento da Inventta