Black Friday: 25% dos consumidores compram por impulso
Segundo dados da Toluna, o brasileiro, apesar de mais consciente, ainda é suscetível à compras não-planejadas

Na Black Friday, 80% dos consumidores optam pelo e-commerce (Créditos: Jeppe Gustafsson/Shutterstock)
A Black Friday acontece nesta sexta-feira, 28, com previsão de movimentar R$ 5,4 bilhões, o maior volume registrado desde 2010, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O desempenho reflete um consumidor que, apesar de mais planejado, continua altamente suscetível ao gasto impulsivo. Segundo levantamento realizado pela Toluna, 25% dos entrevistados afirmam gastar mais do que o previsto durante o período, sendo que 38% até ultrapassam o orçamento disponível.
As principais motivações apontadas são descontos agressivos (66%), ofertas relâmpago (46%) e frete grátis (41%). A recomendação por influenciadores é mencionada por apenas 9% dos consumidores.
Consumo informado
Apesar do impulso ainda ser determinante para muitas compras, a Black Friday de 2025 revela um consumidor mais consciente e informado em suas decisões. Segundo pesquisa da Toluna, 72% dos entrevistados acompanham os preços dos itens de interesse antes da data.
Para mapear seus interesses, os consumidores procuram descontos em sites e apps de varejistas (49%), buscadores (46%), redes sociais (37%) e sites de comparação de preços (29%).
A escolha das lojas se dá por alguns fatores como o tamanho do desconto (60%), menor preço final (59%) e a reputação ou confiança da loja (46%).
Entre os itens mais desejados, estão smartphones (35%), eletrodomésticos 32), notebook ou computador (25%) e televisão (24%).
E-commerce x Lojas físicas
As plataformas de e-commerce continuam sendo o principal canal de compra para 80% dos consumidores, enquanto 51% ainda optam pelas lojas físicas.
As compras online têm maior adesão no Sul e no Sudeste do País, onde a preferência supera 80%. Já no Nordeste, o destaque é o comércio presencial, escolhido por 61% dos entrevistados.
Mercado Livre e Amazon lideram na lembrança espontânea dos consumidores, seguidas por Shopee, Magazine Luiza, Americanas e Casas Bahia.
Prioridade das compras
A pesquisa revela que 87% dos brasileiros têm intenção de comprar durante a Black Friday, e 80% planejam aproveitar o período para antecipar os presentes de Natal.
De acordo com o levantamento da Toluna, os consumidores destinam suas compras principalmente a companheiros (43%), filhos (40%) e familiares (40%). Também aparecem na lista amigos (11%) e ações de doação (4%).
A compra para uso próprio continua forte: 81% dos entrevistados afirmam aproveitar as ofertas para adquirir itens pessoais.
Metodologia
A pesquisa foi realizada com mil brasileiros entre os dias 24 e 25 de novembro, às vésperas da Black Friday.
