BMW e Ogilvy: como criar uma loja oficial na Amazon
Marca e agência se unem para ampliar as possibilidades nos canais de marketplace; divisão de publicidade da varejista americana chegou ao Brasil em outubro
BMW e Ogilvy: como criar uma loja oficial na Amazon
BuscarBMW e Ogilvy: como criar uma loja oficial na Amazon
BuscarMarca e agência se unem para ampliar as possibilidades nos canais de marketplace; divisão de publicidade da varejista americana chegou ao Brasil em outubro
Luiz Gustavo Pacete
2 de dezembro de 2020 - 6h00
No final de outubro, a Amazon anunciou no Brasil o início das operações da Amazon Advertising, unidade de publicidade da rede. O lançamento da divisão, que já era esperada há alguns anos no mercado brasileiro, viria acompanhado de projetos como o que foi anunciado nesta semana, pela BMW: uma loja oficial dentro da amazon.com.br. Como adiantou Mario Meirelles ao Meio & Mensagem, head da divisão no Brasil, o novo momento abriria oportunidades de ações integradas como essa, da BMW, para as chamadas marcas não endêncas. “Podemos considerar nao endêmicas aqui as marcas automotivas, bancos e outras onde enxergamos bastante potencial”, afirmou.
O lançamento da loja oficial da BMW no site da Amazon é resultado da parceria entre a marca e a agência Ogilvy. Daniel Martins, chief transformation officer da Ogilvy Brasil, explica que o projeto é fruto do desenvolvimento de um novo capability da agência focado em ajudar marcas que buscam ter mais relevância e escala nos canais de marketplace. “Plataforma que vem crescendo aceleradamente nos últimos anos e requer um trabalho com altíssimo nível de especialização”, diz ele. Segundo Martins, o trabalho foi iniciado há alguns meses, em conjunto com o CEM (Centro de Excelência em Marketplaces da WPP) operado pela E-next. Antes da Amazon, a marca já possuia uma loja oficial no Mercado Livre.
Jorge Júnior, Head de Marketing e CRM da BMW do Brasil, explica que, em 2020, o BMW Group Brasil acelerou algumas iniciativas previstas para consolidar sua presença no meio digital. “Há cerca de dois meses, tivemos a oportunidade de iniciar este projeto com a Ogilvy e a Amazon para desenvolver a primeira landing page de uma fabricante de veículos no maior site de vendas do mundo. Esse movimento é importante, já que o comportamento do consumidor vem mudando com o passar dos anos, e sua experiência é cada vez mais digital antes da decisão de compra, especialmente em meio a pandemia onde os hábitos mudaram. Assim como as mídias sociais, os marketplaces são muito importantes durante a jornada do consumidor, pois atendem as necessidades de conectividade e nova dinâmica de compra dos clientes.”
Ainda de acordo com Jorge Júnior, a iniciativa permitirá o alcance de novos públicos. “Esperamos gerar oportunidades para nossa rede de concessionárias ao atingir novos consumidores. Atualmente, cerca de 20% das interações virtuais se convertem em vendas e acreditamos que este novo canal possa ajudar a reforçar nossa marca. Hoje, um em cada três veículos premium vendidos no Brasil é BWM e nossos colegas de motocicletas também lideram o mercado premium com a BMW Motorrad’, destaca, reforçando que com os canais online será ainda mais efetivo oferecer uma jornada digital combinada.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros