Bom Retiro recebe Brasileirão de beisebol
Taça Brasil, organizada pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), tem apoio da Major League de Baseboll (MLB)
Taça Brasil, organizada pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), tem apoio da Major League de Baseboll (MLB)
Meio & Mensagem
19 de dezembro de 2014 - 12h38
Não é apenas a NBA, que assinou uma parceria com a Liga Nacional de Basquete (LNB) na semana passada, que está de olho no mercado esportivo brasileiro. O Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, localizado no bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo, será palco neste final de semana da Taça Brasil de beisebol, torneio organizado pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) com o apoio da Major League Baseball (MLB), que ao lado da NBA, da NFL (de futebol americano) e da NHL (de hóquei) formam as grandes ligas norte-americanas.
As semifinais do torneio envolvem Atibaia e GECEBS (de Arujá) e Mogi das Cruzes e Nippon Blue Jays (também de Arujá). Os jogos contarão com a participação de atletas brasileiros que já tiveram ou ainda têm contrato com a MLB, como Lucas Rojo (que joga no Philadelphia Phillies), Jean Tomé e Felipe Talos (ambos com passagens pelo Seattle Mariners), no time de Atibaia, e Leonardo Reginatto (do Tampa Bay Rays), defendendo o Gecebs. A competição servirá de base para a escolha dos 22 atletas que defenderão o Brasil no campeonato Sul-americano do Peru, em janeiro, que vale vaga para o Pan de Toronto do ano que vem.
A participação da MLB no torneio não é a primeira ação da liga no País com objetivo de fomentar e ampliar o desenvolvimento do esporte, ainda pouco conhecido por aqui. Em setembro, o Clube Náutico Capibaribe, de Recife, anunciou a criação do Náutico Beisebol, um projeto que conta com a parceria da MLB, da CBBS e do Consulado Americano. Com o apoio de 500 torcedores, o time venceu sua partida de estreia contra o Natal Solaris por 10 a 9. A parceria também inclui a criação de uma escolinha para jovens entre 10 e 14 anos no estádio dos Aflitos.
Já em outubro, a New Era, marca de headwear oficial da MLB desde 1930, organizou em São Paulo o MLB World Series Watch Party Hosted, que transmitiu ao vivo o segundo jogo da World Series, grande final do campeonato, com a partida entre os vencedores da American League e da National League. Foi a primeira vez que o evento foi realizado na América do Sul.
“Este evento representa um importante marco para a MLB no Brasil pois faz parte de um conjunto de ações para desenvolver o esporte por aqui. A New Era e a MLB estão juntas há mais de 80 anos, e o crescimento do beisebol é importante para a New Era assim como nosso crescimento é importante para a MLB”, disse Caie Botelho, responsável pelo marketing da New Era no Brasil, na ocasião do lançamento do evento.
Apesar de ainda pouco popular no País, o beisebol tem registrado fatos positivos recentemente. A seleção brasileira, por exemplo, se classificou para o World Baseball Classic de 2013, maior competição de nações do esporte. Um ano antes, em 2012, o paulista Yan Gomes se tornou o primeiro brasileiro a jogar na MLB. No ano seguinte, foi a vez da estreia de Andre Rienzo. Em julho de 2013, eles se enfrentaram pela primeira vez e, para celebrar o fato, os locutores americanos da partida começaram a transmissão falando em português e dando as boas-vindas aos dois brasileiros.
“A Major League Baseball apoia diversas iniciativas de beisebol juvenil no mundo e percebeu no Brasil uma oportunidade. Por isso, estamos investindo, a longo prazo, no treinamento e desenvolvimento de jogadores de elite”, afirmou Caleb Santos Silva, coordenador da MLB no Brasil, no lançamento do MLB World Series Watch Party Hosted. Segundo a CBBS, o Brasil possui mais de 30.000 praticantes, 120 times e participa de cerca de 55 campeonatos nacionais e internacionais por ano.
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